Cabinda: Resistência declara cessar-fogo unilateral na sequência do apelo de António Guterres

A resistência armada cabindesa anunciou que a partir das 20:00 horas desta segunda-feira, 13 de Abril, iniciará “um cessar-fogo temporário e provisório”, por um período de quatro semanas, a fim de “facilitar a luta contra o Coronavírus”.

Através de um comunicado o porta-voz da Frente Libertação do Estado de Cabinda (FLEC), Jean Claude Nzita, explica que a guerrilha “junta-se ao apelo ao cessar-fogo ‘em todo o mundo’ lançado pelo secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, no contexto da luta contra a pandemia Covid-19/Coronavírus”.

No mesmo documento a direcção político-militar da FLEC pede a “todos os comandantes operacionais, em todas as regiões militares de Cabinda”, que observem o cessar-fogo, e na “mesma dinâmica de urgência pela paz” do secretário-geral das Nações Unidas a organização independentista apela à intervenção de António Guterres para a “resolução pacifica do conflito em Cabinda”.

O porta-voz da FLEC-FAC, Jean Claude Nzita, concluiu o comunicando reiterando “ao Presidente angolano, João Lourenço, que aceite dialogar para resolver pacificamente o problema de Cabinda” e exorta o Estado-Maior das Forças Armadas Angolanas (FAA) a “responder à iniciativa das Forças Armadas Cabindesas (FAC) com um gesto semelhante”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Apoios extraordinários  pagos às famílias a partir de 20 de outubro

Apoios extraordinários pagos às famílias a partir de 20 de outubro

Os apoios extraordinários a titulares de rendimentos e de prestações sociais das famílias (de 125 euros), jovens e crianças (de…
Moçambique: Nyusi anuncia seis membros de honra da Frelimo

Moçambique: Nyusi anuncia seis membros de honra da Frelimo

O reeleito líder da Frelimo, Filipe Nyusi, proclamou seis membros de honra do partido nesta segunda-feira, 26 de setembro. Segundo…
Guiné Equatorial assina Tratado sobre a Proibição de Armas Nucleares

Guiné Equatorial assina Tratado sobre a Proibição de Armas Nucleares

A Guiné Equatorial assinou o Tratado sobre a Proibição de Armas Nucleares, aprovado por uma conferência diplomática na Organização das Nações…
Engenharia Mecânica da Universidade de Coimbra assinala 50 anos

Engenharia Mecânica da Universidade de Coimbra assinala 50 anos

No âmbito das comemorações dos 50 anos da criação dos cursos de engenharia na Universidade de Coimbra (UC), o Departamento…