Cabinda: Tribunal absolve três militantes independentistas acusados de “rebelião”

Cabinda UCI Mauricio Gimbi

O Tribunal da Comarca de Cabinda absolveu esta quarta-feira, 21 de Abril, Maurício Bufita Baza Gimbi, André Lelo Bônzela e João da Graça Mampuela, membros da organização União dos Cabindeses para a Independência (UCI), dos crimes de “rebelião, ultraje ao Estado e associação criminosa”.

Em declarações à e-Global o presidente da UCI, Maurício Bufita Baza Gimbi disse que “a absolvição é o reconhecimento da justa causa da UCI mas também de todo o povo de Cabinda”. Maurício Gimbi reiterou também que todas as “acusações eram infundadas e sem provas”, tal ficou patente na decisão do Tribunal.

Segundo Maurício Gimbi os militantes da UCI visados no processo não vão exigir uma indemnização ao Estado angolano, por os mais de oito meses de detenção em condições degradantes, e alvo de “torturas psicológicas”, devido a que “qualquer indemnização deveria abranger sempre todo o povo de Cabinda”.

A 28 e 30 de Junho de 2020 Maurício Bufita Baza Gimbi, André Lelo Bônzela e João da Graça Mampuela foram detidos quando supostamente tentavam colar panfletos que apelavam ao diálogo para pôr termo ao conflito Cabinda. Uma acusação que Maurício Bufita Baza Gimbi sempre rejeitou e defendeu que no momento da detenção, “não estava a colar qualquer panfleto”.

Acusados de “rebelião, ultraje ao Estado e associação criminosa” e após cerca de oito meses de detenção, a 19 de Fevereiro 2021, os três militantes da UCI foram colocados em termo de identidade e residência. Esta quarta-feira, 21 de Abril, o Tribunal da Comarca de Cabinda absolveu os três activistas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Guiné-Bissau: Partidos que apoiaram Sissoco constituem Fórum de oposição a Sissoco

Guiné-Bissau: Partidos que apoiaram Sissoco constituem Fórum de oposição a Sissoco

O Coordenador Nacional do Movimento para Alternância Democrática (MADEM-G15), Braima Camará, assumiu a liderança do Fórum Político para a Salvação…
Guiné-Bissau: PAI-Terra Ranka crítica processo de actualização dos Cadernos Eleitorais

Guiné-Bissau: PAI-Terra Ranka crítica processo de actualização dos Cadernos Eleitorais

A Coligação PAI-Terra Ranka, formação política constituída pelo PAIGC e os seus aliados, criticou a forma como decorre processo de…
Rússia: Putin nega guerra com a NATO mas deixa aviso

Rússia: Putin nega guerra com a NATO mas deixa aviso

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, assegurou não ter planos para atacar países da NATO. O governante russo disse que…
Chile: O salário azul chileno chama-se cobalto

Chile: O salário azul chileno chama-se cobalto

As finanças do Estado Chileno baseiam-se em “salários de cor”. O salário vermelho corresponde ao cobre, produto tradicionalmente de exportação…