FLEC-FAC exige direito à autodeterminação e independência de Cabinda

FLEC-FAC jean claude nzita

Exigindo o direito à autodeterminação e independência de Cabinda como “única saída conforme à legalidade internacional”, a Frente para a Libertação do Estado de Cabinda – Forças Armadas de Cabinda (FLEC-FAC) apelou a União Africana (UA), União Europeia (UE), ONU, bem como ao presidente da República do Congo, Denis Sassou-Nguesso, a pressionarem Angola nesse sentido, lê-se num comunicado difundido esta segunda-feira 9 de Maio.

O porta-voz do movimento independentista, Jean Claude Nzita (na foto), que assina o documento, pede também que o presidente congolês, a UA, UE e Nações Unidas que organizem “um referendo de autodeterminação livre e justo em Cabinda” que permita ao povo cabindês “determinar o seu destino e decidir sobre o seu futuro político e não permanecer para sempre refém de Angola”.

No mesmo documento a FLEC-FAC apela também ao Papa Francisco para que use a sua influência “para que o Governo angolano aceite a realização de um referendo de autodeterminação no território de Cabinda sob a égide da ONU”.

Com o aproximar da data das eleições em Angola, que a FLEC-FAC defende que os cabindas devem boicotar, o movimento independentista lançou uma ofensiva militar no território em simultâneo com uma ofensiva diplomática.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Angola: MPLA realiza marcha no sábado para celebrar 68.º aniversário

Angola: MPLA realiza marcha no sábado para celebrar 68.º aniversário

O Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) vai realizar uma marcha em Luanda neste sábado, 07 de dezembro, para…
Moçambique: Autoridades matam manifestantes em Nampula e Pemba

Moçambique: Autoridades matam manifestantes em Nampula e Pemba

A Polícia da República de Moçambique (PRM) baleou mortalmente sete pessoas nesta quinta-feira, 05 de dezembro, na localidade de Namina,…
Portugueses aderem ao Passe Ferroviário Verde

Portugueses aderem ao Passe Ferroviário Verde

Desde que entrou em vigor, a 21 de outubro de 2024, já foram vendidos mais de 50 mil Passes Ferroviários…
Revista de Imprensa Lusófona de 06 de dezembro de 2024

Revista de Imprensa Lusófona de 06 de dezembro de 2024

A “Carta de Moçambique” avança “Eleições 2024: Sete pessoas baleadas mortalmente pela PRM em Nampula”. O “MMO Notícias” indica “Sede…