Cabo Verde: situação de Alerta e deixa de ser obrigatório o uso de máscara

Cabo Verde vai passar a situação de alerta devido à Covid-19, deixando de ser obrigatório o uso de máscara na via pública, avançando ainda o relaxamento de algumas medidas, anunciou a Ministra da Presidência do Conselho de Ministros e Assuntos Parlamentares.

Medida anunciada por Filomena Gonçalves, na passada sexta-feira (4), numa conferência de imprensa e que entraram em vigor no dia 6 de março, a partir das 00h00m, por um período de 30 dias.

De acordo com a referida Ministra, o Governo percebeu uma evolução positiva da situação epidemiológica no país que “permite confirmar a tendência de estabilização da pandemia de covid-19, em Cabo Verde”.

Mas, ainda assim diz que, esta estabilização não garante o nível de segurança e proteção sanitária que se deseja, face à possibilidade real do surgimento de mutações e de novas variantes do vírus SARS-COV2.

“Neste contexto que por considerar estarem reunidas as condições que permitem que seja declarada a situação de alerta em todo o território nacional, sem prejuízo da necessidade de assegurar a manutenção de medidas de prevenção, que se continuam a justificar, visando uma gradual minimização dos riscos de conformidade sanitária e utilizaçãode máscaras”, afirma a Ministra.

É de referir que a apresentação de certificado Covid-19 de vacinação ou de teste negativo no acesso a restaurantes e bares, deixa de ser exigida, mas continua a ser necessária essa apresentação para aceder a discotecas e locais de diversão noturna, bem como nas viagens interilhas e internacionais.

As normas relativas à obrigatoriedade de desinfeção das mãos e higienização regular das superfícies, continuam vigentes, designadamente nos espaços ou estabelecimentos de atendimento público e de realização de eventos, sem prejuízo das normas específicas ainda aplicáveis.

Essas normas entraram em vigor no domingo, 06 de março, durante 30 dias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Cabo Verde interessado em consolidar desenvolvimento sustentável com Portugal

Cabo Verde interessado em consolidar desenvolvimento sustentável com Portugal

O primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, partilhou publicamente a vontade de consolidar o processo de desenvolvimento sustentável em Cabo…
Angola considera "excelentes" as relações com Portugal

Angola considera "excelentes" as relações com Portugal

O Ministério das Relações Exteriores de Angola afirma, através de uma nota de imprensa oficial, que as relações comerciais com…
Banco de Moçambique cancela registo de 15 operadores de microcrédito

Banco de Moçambique cancela registo de 15 operadores de microcrédito

O Banco de Moçambique decidiu cancelar o registo de 15 operadores de microcrédito. Estes passam a estar assim proibidos de…
Cabo Verde e Suíça decidem facilitar vistos de curta duração

Cabo Verde e Suíça decidem facilitar vistos de curta duração

Cabo Verde e Suíça acordaram que vão facilitar a emissão de vistos de curta duração, divulgou o Ministério dos Negócios…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin