Aeroportos de Cabo Verde vão ter sistema integrado de gestão do tráfego de passageiros

A empresa que gere os aeroportos de Cabo Verde, a ASA, vai instalar os sistemas ‘Amadeus Airport Common Use Service (ACUS)’ e ‘Altea Departure Control System(DCS)’ em quatro aeroportos internacionais de Cabo Verde.

Estes sistemas visam facilitar o processamento dos embarques de passageiros e o controlo das partidas através da instalação de uma plataforma de conectividade que permite gerir em rede os dados dos passageiros e dos embarques.

De acordo com o CEO da ASA, Sandro De Brito: “Esta parceria com a Amadeus vai aumentar a produtividade operacional dos aeroportos cabo-verdianos ao permitir que as companhias aéreas efetuem o check-in e imprimam os talões de embarque a partir de um qualquer terminal informático instalado no aeroporto”.

A instalação destes terminais nas instalações aero-portuárias permite, por outro lado, reduzir os tempos médios dos embarques e abrir novas rotas de circulação dos passageiros dentro dos aeroportos.

O sistema de controlo de partidas Altea (DC) ficará conectado à plataforma ACUS que armazena os dados em nuvem, disponível em todos os aeroportos, facilitando, deste modo, uma gestão integrada de todos os voos para o arquipélago, quer se tratem de voos regulares, sazonais ou charters.

Ao contrário do que sucede já na maioria dos aeroportos internacionais, a novidade do sistema de gestão do tráfego de passageiros que a ASA se prepara para implementar prende-se com o facto de dispensar a existência de um servidor em cada aeroporto onde estão alojados os dados dos passageiros e das companhias aéreas, passando estes a estarem disponíveis na nuvem disponibilizada pelo sistema ACUS.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *



Artigos relacionados

Angola: Bento defende delegados competentes para 2022

Angola: Bento defende delegados competentes para 2022

O primeiro secretário do MPLA em Luanda, Bento Bento, defendeu a eleição de delegados competentes e comprometido com o país para o…
Cabo Verde: PAICV queixa-se de custos do novo Governo e Correia e Silva responde

Cabo Verde: PAICV queixa-se de custos do novo Governo e Correia e Silva responde

O PAICV acusou o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, de formar um Governo “obeso e custoso”, de 28 elementos. Segundo o…
Moçambique: Custo de vida no país diminuiu em maio

Moçambique: Custo de vida no país diminuiu em maio

Moçambique teve uma deflação em maio, comparativamente ao mês anterior. A informação foi avançada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). De acordo com este organismo oficial,…
Timor-Leste: Governo e Parlamento analisam combate à Covid-19

Timor-Leste: Governo e Parlamento analisam combate à Covid-19

O Governo timorense foi ao Parlamento nesta segunda-feira, 14 de junho, para debater a estratégia nacional de prevenção e combate…
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin