Água potável chega em janeiro a várias comunidades do Planalto Leste de Santo Antão

A água potável deverá chegar no próximo mês ao Planalto Leste de Santo Antão, com a inauguração do projeto de abastecimento de água, informa esta manhã a agência de notícias de Cabo Verde Inforpress. Já foram concluídos os testes no sistema de bombagem de água para o Planalto Leste, o que vai permitir a chegada de potável às zonas de Pico da Cruz, Lombo das Figueiras, Ribeirão Fundo, Águas das Caldeiras, Esponjeiro e Lagoa. O projeto inclui ainda o vale do Paul e da Costa Leste da Ribeira Grande a nível de melhoria e extensão dos sistemas de abastecimento de água.

O projecto de abastecimento de água do Planalto Leste de Santo Antão insere-se no pacote de investimentos em curso para a ilha, estimando em cerca de 253 mil contos, escreve a Inforpress.

No Paul, o investimento vai permitir a eliminação dos sistemas de bombagem de água através de energia convencional, e fazer a passagem para uma produção por gravidade. Já na Costa Leste e Planalto Leste os investimentos consistem na construção de estações de bombagem e canalização.

Os investimentos financiados através do MCA, segundo os autarcas em Santo Antão, foram pensados para resolver os problemas de água e ambiental que afetam ainda esta ilha. Estima-se que existam pelo menos 18 famílias em situação muito vulnerável em Lombo Figueira, Ribeirão Fundo e Águas das Caldeiras.

Não há um dia marcado para a inauguração do proejto, mas deverá decorrer em janeiro, durante a visita do primeiro-ministro Ulisses Correira e Silva no âmbito das comemorações do Dia do Município da Ribeira Grande.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Angola: Renomadas figuras do MPLA querem visitar JES

Angola: Renomadas figuras do MPLA querem visitar JES

Um grupo de renomadas figuras do MPLA, liderado por António Domingos Pitra Costa Neto, quer visitar o ex-Presidente angolano José…
14 milhões de transações e 73 milhões de euros de apoio aos setores abrangidos no âmbito do IVAucher

14 milhões de transações e 73 milhões de euros de apoio aos setores abrangidos no âmbito do IVAucher

O Programa IVAucher contribuiu, até ao momento, com cerca de 73 ME para a os setores do alojamento, cultura e…
Moçambique: Cinco pessoas assassinadas por terroristas em Mecula

Moçambique: Cinco pessoas assassinadas por terroristas em Mecula

A aldeia Alassima, no distrito de Mecula, foi atacada por um grupo de cerca de 20 terroristas na segunda-feira, 27…
Cáritas Internacional faz apelo urgente para Afeganistão

Cáritas Internacional faz apelo urgente para Afeganistão

A Cáritas Internacional apela a uma ação humanitária urgente para o Afeganistão. De acordo com a confederação internacional, existem crianças…
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin