A água potável deverá chegar no próximo mês ao Planalto Leste de Santo Antão, com a inauguração do projeto de abastecimento de água, informa esta manhã a agência de notícias de Cabo Verde Inforpress. Já foram concluídos os testes no sistema de bombagem de água para o Planalto Leste, o que vai permitir a chegada de potável às zonas de Pico da Cruz, Lombo das Figueiras, Ribeirão Fundo, Águas das Caldeiras, Esponjeiro e Lagoa. O projeto inclui ainda o vale do Paul e da Costa Leste da Ribeira Grande a nível de melhoria e extensão dos sistemas de abastecimento de água.
O projecto de abastecimento de água do Planalto Leste de Santo Antão insere-se no pacote de investimentos em curso para a ilha, estimando em cerca de 253 mil contos, escreve a Inforpress.
No Paul, o investimento vai permitir a eliminação dos sistemas de bombagem de água através de energia convencional, e fazer a passagem para uma produção por gravidade. Já na Costa Leste e Planalto Leste os investimentos consistem na construção de estações de bombagem e canalização.
Os investimentos financiados através do MCA, segundo os autarcas em Santo Antão, foram pensados para resolver os problemas de água e ambiental que afetam ainda esta ilha. Estima-se que existam pelo menos 18 famílias em situação muito vulnerável em Lombo Figueira, Ribeirão Fundo e Águas das Caldeiras.
Não há um dia marcado para a inauguração do proejto, mas deverá decorrer em janeiro, durante a visita do primeiro-ministro Ulisses Correira e Silva no âmbito das comemorações do Dia do Município da Ribeira Grande.