O Banco Mundial alertou para a “dependência excessiva do turismo” em Cabo Verde, motivo que agravou a economia do país devido às consequências derivadas das medidas tomadas para combater a Covid-19.
Foram igualmente mencionados os impactos que o Setor Empresarial do Estado ainda pode representar nas contas públicas.
“O modelo de desenvolvimento é caracterizado por uma dependência excessiva do turismo, forte presença do Governo na economia e grandes fluxos de Investimento Direto Estrangeiro direcionados a hotéis ‘all inclusive’ [tudo incluído], com pouca conexão com outros setores da economia”, pode ler-se no relatório “Cabo Verde Economic Update 2022”.
O documento foi apresentado pelo Banco Mundial na Praia, de acordo com a “Lusa”. Nele lê-se também que a entidade financeira aposta no digital.
Foi recordada a importância do conceito de “Arquipélago Digital”, em implementação pelo Governo para posicionar Cabo Verde como um ‘hub’ para serviços digitais em África. “O país tenciona criar um ambiente para acolher prestadores de soluções tecnológicas, desenvolver talentos nas TIC’s e adotar tecnologias para impulsionar produtividade em todas as indústrias”, é referido.