Cabo Verde: Alcides Graça conquista maioria dos votos para presidente da CPR do PAICV

Os resultados provisórios indicam que Alcides Graça vence as eleições presidenciais da Comissão Política Regional (CPR) do PAICV em São Vicente, que se realizaram neste domingo, 24 de novembro. Isto significa que, ao vencer o oponente Nilton Silva, o político renova o seu mandato.

Foi o próprio que avançou que, apesar de os resultados ainda serem provisórios, já lhe dão a vitória, uma vez que até à noite do acontecimento contava com 55% dos votos expressos. Alcides Graça acrescentou que está “muito satisfeito” com a confiança que os militantes depositaram nele e que quer “trabalhar com todos” para afirmar o primeiro pilar da sua candidatura, sendo este o “reforço da coesão interna, mas com respeito pela diferença”.

“Pretendemos criar um núcleo de apoio e promoção de inclusão e coesão interna para responder a essa necessidade premente do PAICV nesses últimos tempos”, anunciou na altura da apresentação da candidatura.

Já o segundo pilar, ajuntou, consiste na qualificação da base de dados no qual pretendem reaproximar os militantes que estão desativados e recrutar novos partidários com o objetivo de chegar a cinco mil militantes até 2022.

O terceiro pilar é a transformação da sede do maior partido da oposição em Cabo Verde num ponto de convergência e de promoção de compromissos com a juventude.

Por sua vez, Nilton Silva reconheceu a derrota, mas frisou que se sentia também “ganhador” com os resultados que obteve. No entanto, alertou para o nível de abstenção, que foi “muito alta”, visto que, dos três mil militantes inscritos, “apenas novecentos” foram votar.

Para o candidato estes números indicam que “há um trabalho a ser feito”, até mesmo tendo em vista as próximas eleições legislativas e autárquicas, disputadas no próximo ano.

Em relação a esta advertência, Alcides Graça mencionou que a abstenção é “relativa”, podendo existir militantes inscritos na lista, mas que se encontram desativados ou fora da ilha e do país.

Os resultados finais das eleições para presidente da CPR do PAICV em São Vicente devem ser conhecidas nesta segunda-feira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Revista de Imprensa Lusófona de 24 de março de 2023

Revista de Imprensa Lusófona de 24 de março de 2023

O portal do Governo de Moçambique publica que o “PR desafia PRM e SERNIC a aprimorarem capacidade operativa para estancar…
Moçambique: Mais água para população da vila de Metuge em Cabo Delgado

Moçambique: Mais água para população da vila de Metuge em Cabo Delgado

A população da sede do distrito de Metuge, estimada em mais de 33 mil habitantes, entre famílias acolhedoras e deslocadas…
Brasil: Autoridades do Rio de Janeiro indicam diminuição de roubos de rua, desde 2005

Brasil: Autoridades do Rio de Janeiro indicam diminuição de roubos de rua, desde 2005

Nos dois primeiros meses deste ano os roubos de rua (roubo a peões, roubo de telemóvel e roubo em transporte…
Angola: PR diz que indícios de crime contra presidente do TC eram "irrefutáveis"

Angola: PR diz que indícios de crime contra presidente do TC eram "irrefutáveis"

O Presidente da República de Angola, João Lourenço, partilhou nesta quarta-feira, 22 de março, que os indícios contra a ex-presidente…