Cabo Verde altera validade de passaportes temporários

O Governo cabo-verdiano decidiu que os passaportes temporários emitidos pelo país passam a ter validade de um ano. Esta medida foi justificada com o facto de se querer facilitar o processo de obtenção de nacionalidade a quem nasce no arquipélago e é filho de pais estrangeiros. 

A medida consta de um decreto-lei publicado nesta segunda-feira, 12 de outubro. Fica assim alterado o prazo de validade do passaporte eletrónico, que estava fixado desde março de 2014 em seis meses. 

Com essa mudança, o prazo de validade passa para o dobro, de maneira a “permitir que indivíduos nascidos no território cabo-verdiano, filhos de pais estrangeiros, possam circular fora do território nacional, para efeitos de obtenção de nacionalidade de origem dos pais”. 

O Governo lembra que nos termos da lei que define as condições de atribuição, aquisição, perda e reaquisição da nacionalidade cabo-verdiana, a “nacionalidade de origem por opção”, de indivíduo filho de pais estrangeiros, nascido em Cabo Verde, “não é automática e sim mediante declaração, cumprindo ainda os requisitos legais para a sua atribuição”. 

Assim, quando não se cumprem os requisitos legais para a atribuição da nacionalidade cabo-verdiana, o Governo defende que esta alteração permite “evitar casos de apátrida”, para “permitir a saída e posterior entrada, legal, dos indivíduos que pretendem adquirir a nacionalidade de origem dos pais”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Brasil: Adélio Amaro distinguido pela Academia Luso-Brasileira de Letras

Brasil: Adélio Amaro distinguido pela Academia Luso-Brasileira de Letras

O escritor leiriense Adélio Amaro foi empossado membro correspondente da Academia Luso-Brasileira de Letras (ALBL), uma entidade com sede no…
Goa: Candidato do Congresso afirma que Constituição indiana foi ‘forçada’ a Goa

Goa: Candidato do Congresso afirma que Constituição indiana foi ‘forçada’ a Goa

As declarações de Viriato Fernandes, candidato do Partido do Congresso, estão a provocar controvérsia nacional depois de ter afirmado que…
Moçambique: Mais de 1500 alunos sem aulas em Cabo Delgado

Moçambique: Mais de 1500 alunos sem aulas em Cabo Delgado

O Diretor da Educação, Juventude e Tecnologia do distrito de Ibo, Magide das Neves, revelou que mais de 1500 alunos…
Beirute relembra Genocídio Arménio

Beirute relembra Genocídio Arménio

Esta terça-feira, milhares de pessoas reuniram-se, em Beirute, para comemorar o 109° aniversário do genocídio Arménio. A maioria dos participantes,…