Cabo Verde: Amadeu Oliveira assume auxílio na fuga de Arlindo Teixeira

Assembleia Nacional de Cabo Verde

O advogado Amadeu Oliveira, também deputado da UCID, admitiu no Parlamento de Cabo Verde que planeou e concretizou a fuga do seu cliente Arlindo Teixeira para França. Este encontrava-se em prisão domiciliária por ter sido condenado por homicídio.

O político assume-se um crítico do sistema de Justiça cabo-verdiano e disse estar “estupefacto” por ainda não ter sido preso. “Eu já ofereci a minha cabeça para ser preso. Até estou estupefacto porque é que ainda não fui preso. Porque confesso: eu, Amadeu Oliveira, como defensor oficioso nomeado pelo Estado, concebi, estudei, matutei, planeei e executei o plano de saída de Arlindo Teixeira”, declarou.

A confissão do ativista foi feita durante a sessão parlamentar que começou nesta quarta-feira, 14 de julho, na Assembleia Nacional, na Praia.

Arlindo Teixeira, emigrante em França, tinha sido colocado em prisão domiciliária na ilha de São Vicente, de onde conseguiu fugir a 27 de junho. Este caso está a causar várias reações em Cabo Verde, como a do Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, que considerou o caso grave e pediu que fosse feita uma investigação célere, de maneira a haver sanções para os responsáveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Angola e Namíbia fortalecem cooperação nas infraestruturas

Angola e Namíbia fortalecem cooperação nas infraestruturas

O ministro das Obras e Transportes da Namíbia, Veikko Nekundi, reuniu-se com governantes angolanos durante uma visita de trabalho a…
Cabo Verde recebe comemorações do Dia Mundial do Turismo

Cabo Verde recebe comemorações do Dia Mundial do Turismo

Cabo Verde foi escolhido pela Comissão Africana da Organização Mundial do Turismo (UN Tourism) para ser o “país anfitrião das…
Moçambique e China partilham vontade de consolidar relações bilaterais

Moçambique e China partilham vontade de consolidar relações bilaterais

A ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique, Maria dos Santos Lucas, e o ministro do Departamento Internacional do…
ONU alerta para risco iminente de fome em 13 países

ONU alerta para risco iminente de fome em 13 países

Milhões de pessoas correm risco de fome e inanição nos próximos meses, a menos que sejam tomadas ações humanitárias urgentes…