Cabo Verde: Amadeu Oliveira em prisão preventiva

O Tribunal da Relação de Barlavento decidiu colocar o advogado e deputado Amadeu Oliveira em prisão preventiva. A sentença foi conhecida nesta terça-feira, 20 de julho, depois da detenção do arguido ter ocorrido no domingo, dia 18, no Aeroporto Cesária Évora, em São Vicente, à chegada da Praia.

Recorde-se que o membro da UCID está a ser acusado pela Procuradoria-Geral da República de um crime de ofensa a pessoa coletiva e dois de atentado contra o Estado de Direito. O próprio visado já confessou que preparou a fuga do seu cliente Arlindo Teixeira para França, no dia 27 de junho.

Isto porque, explicou, considera que Arlindo Teixeira, acusado de homicídio e que estava a aguardar recurso em prisão domiciliária em Cabo Verde, está a enfrentar um processo “fraudulento”, “manipulado” e com “falsificação de provas”.

Amadeu Oliveira vai então aguardar o desenrolar do processo na Cadeia da Ribeirinha. A informação foi confirmada à imprensa pela advogada de defesa, Zuleica Cruz.

“Efetivamente, foi aplicada a Amadeu Oliveira a medida de coação de prisão preventiva. A prisão preventiva só é aplicada nas situações mais gravosas, nomeadamente quando está em causa perigo de fuga, perigo de obstrução da justiça, de prejudicar o normal andamento do processo, continuidade da ação ilícita. No caso em concreto, fica patente que não estão preenchidos os pressupostos de aplicação desta medida de coação”, disse Zuleica Cruz, que vai recorrer da medida de coação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Espanha acusa ex-ministro das Finanças de Angola de corrupção

Espanha acusa ex-ministro das Finanças de Angola de corrupção

O ex-ministro da Finanças de Angola, Archer Mangueira, está a ser acusado de corrupção pelo fisco espanhol, juntamente com o…
Revista de Imprensa Lusófona de 21 de julho de 2021

Revista de Imprensa Lusófona de 21 de julho de 2021

A “STP-Press”, agência de notícias de São Tomé e Príncipe, destaca “Eleições: Posser da Costa defende reclamações de Delfim e…
Candidaturas abertas para prémio pioneiro em biotecnologia

Candidaturas abertas para prémio pioneiro em biotecnologia

ALUMNI da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica e AMYRIS lançam prémio Internacional de Inovação em Biotecnologia Chama-se Amyris…
Angola: MPLA enaltece papel dos Comités de Ação

Angola: MPLA enaltece papel dos Comités de Ação

O primeiro secretário provincial do MPLA em Malanje, Norberto dos Santos, reconheceu no domingo, 18 de julho, o papel dos…
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin