O advogado e deputado Amadeu Oliveira foi detido neste domingo, 18 de julho, no Aeroporto Cesária Évora, em São Vicente, ao vir da Praia. A detenção decorreu na sequência de um mandado do Ministério Público, segundo a Polícia Nacional.
“O detido será entregue às instâncias judiciais nas primeiras horas desta segunda-feira, 19 de Julho, para o primeiro interrogatório”, pode ler-se na nota divulgada pelas autoridades.
Isto acontece depois de o visado ter sido ouvido pela Polícia Nacional na cidade da Praia, de onde saiu em liberdade. “Esse sistema está caduco e feito para me lixar, só o povo pode me salvar. Por isso eu quero um julgamento público, com o povo na audiência, assistindo e me julgando, porque a justiça não é dos juízes, a justiça não é do PAICV, a justiça não é do MpD. A justiça é feita em nome e em representação do povo”, apelou antes de entrar nas instalações da Polícia Nacional, na capital cabo-verdiana.
A pedido da Procuradoria-Geral da República, o deputado da UCID teve a sua imunidade parlamentar levantada pela Assembleia Nacional, algo que teve a anuência de Amadeu Oliveira.
O pedido foi feito a 01 de julho, após o envolvimento do advogado, já admitido pelo próprio, num suposto plano de fuga para França do seu cliente Arlindo Teixeira. Este foi condenado por homicídio e foi-lhe aplicada a medida de coação de prisão domiciliária pelo Supremo Tribunal de Justiça.