A Espanha vai reintegrar o Grupo de Apoio Orçamental (GAO) de Cabo Verde com um financiamento de 600 mil euros para os próximos três anos, avança a “Lusa”. O dinheiro será aplicado em projetos da economia azul, segundo um acordo assinado na Praia.
O documento foi rubricado pela secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Cabo Verde, Miryan Vieira, e pela secretária de Estado da Cooperação Internacional do Reino da Espanha, Pilar Cancela Rodriguez.
Trata-se de um acordo em vigor de 2022 a 2024, sendo os 600 mil euros distribuídos através de desembolsos anuais de 200 mil euros. “Será basicamente para fomentar ações no quadro da economia azul”, explicou Miryan Vieira.
Segundo Pilar Cancela Rodriguez, é “normal” a reintegração do Reino de Espanha no GAO. A cooperação internacional não tem a ver com troca, mas sim com solidariedade e empatia, sublinhou, sendo esses “valores universais, em complemento com os objetivos da agenda 2030”.
O GAO foi criado em 2005 e é atualmente liderado pelo Banco Mundial. Este grupo integra também a União Europeia e o Banco Africano de Desenvolvimento.