Cabo Verde aprova estratégia de combate ao branqueamento de capitais

Cabo Verde aprovou a estratégia nacional em matéria de prevenção e combate à lavagem de capitais, ao financiamento do terrorismo e da proliferação de armas de destruição em massa, com diversas ações para responder às recomendações internacionais. 

O documento foi aprovado nesta segunda-feira, 06 de fevereiro, na cidade da Praia, durante a reunião da Comissão Interministerial de Coordenação das Políticas em Matéria de Prevenção e Combate à Lavagem de Capitais, ao Financiamento do Terrorismo e ao Financiamento da Proliferação das Armas de Destruição em Massa. 

O encontro decorreu sob a presidência da ministra da Justiça, Joana Rosa. No final, o coordenado do comité, Manuel Lima, lembrou que em 2017 o arquipélago foi alvo de uma avaliação de risco pelo Grupo de Ação Financeira Internacional (GAFI) e pelo Grupo Intergovernamental de Ação contra o Branqueamento de Capitais na África Ocidental (Giaba), do qual que faz parte, com o Relatório de Avaliação Mútua a indicar aspectos menos conseguidos por parte do país neste domínio. 

Entre esses aspetos estava a criação da comissão, que ocorreu em 2020, e também a necessidade de melhoria a nível da eficiência, partilha de informações, controlo e supervisão em matéria de lavagem de capital.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Moçambique: Governo focado em fortalecer democracia

Moçambique: Governo focado em fortalecer democracia

O vice-ministro dos Negócios Estrangeiros de Moçambique, Manuel Gonçalves, afirmou que o Governo continua a realizar esforços para o fortalecimento…
Portugal tem novos voos para Cabo Verde com a EasyJet

Portugal tem novos voos para Cabo Verde com a EasyJet

A companhia aérea ‘low cost’ EasyJet começou nesta semana a voar para Cabo Verde com duas rotas, Lisboa-Sal e Porto-Sal,…
Angola: Governo quer inaugurar mais de 150 empreendimentos até final de 2025

Angola: Governo quer inaugurar mais de 150 empreendimentos até final de 2025

O Governo angolano tem como objetivo inaugurar e colocar à disposição dos cidadãos mais de 150 empreendimentos económicos e sociais…
Angola e Portugal analisam formação de quadros diplomáticos

Angola e Portugal analisam formação de quadros diplomáticos

O Ministério das Relações Exteriores de Angola e o Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal analisaram nesta semana o alargamento…