Ásia | Cabo Verde

Cabo Verde assina adiamento de dívida com Japão

Cabo Verde e o Japão assinaram um acordo para o adiamento do pagamento do serviço da dívida bilateral do arquipélago africano. Esse adiamento tem a duração de um ano, sendo o valor envolvido correspondente a cerca de 67 milhões de escudos (607 mil euros).

O acordo foi rubricado pelo Embaixador do Japão em Cabo Verde com residência em Dacar, Tatsuo Arai, e pelo Embaixador de Cabo Verde em Dacar, Inácio Felino de Carvalho, em representação do Governo cabo-verdiano.

O acto, realizado através de videoconferência, foi presidido pelo ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades de Cabo Verde, Rui Figueiredo Soares. Durante a sua intervenção reiterou os votos de reconhecimento do Governo e do povo japonês pela expressividade de solidariedade e empenho demonstrada a Cabo Verde, através de financiamentos de várias ações em setores chaves da economia cabo-verdiana.

Já o Embaixador Arai Tatsuo declarou que a iniciativa da suspensão dos serviços da dívida representa “um passo importante”, já que vai ajudar Cabo Verde a “melhorar a transparência e a gestão da dívida”.

Isto por, explicou, os recursos disponibilizados através desta iniciativa serão direcionados para elevar as despesas, de maneira a diminuir os impactos económicos, sociais e sanitários causados pela crise da pandemia da Covid-19.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo