O aumento da exportação de serviços cabo-verdianos reduziu o défice da balança corrente para 26,2 milhões de euros entre janeiro e setembro deste ano, sendo este um número três vezes inferior ao mesmo período de 2018, de acordo com as informações divulgadas pelo banco central.
Os dados estão incluídos no comunicado do Comité de Política Monetária (CPM) do Banco de Cabo Verde, que se reuniu no final de novembro e que concluiu pela recomendação ao conselho de administração da “manutenção da atual orientação da política monetária”.
No comunicado final pode ler-se que o CPM “avaliou favoravelmente” o desempenho da economia nacional, “que terá mantido uma boa dinâmica no terceiro trimestre, de acordo com a evolução dos indicadores de tendência da atividade económica”.
O documento menciona ainda “o crescimento comedido do índice de preços no consumidor, cuja taxa de variação média anual se fixou nos 1,1% em outubro”, além da “melhoria da balança corrente”, com um défice de 2.908 milhões de escudos (26,2 milhões de euros) nos primeiros três trimestres do ano.
“Valor três vezes inferior ao registado em período homólogo, reflexo, sobretudo, do aumento das exportações de serviços”, indica também, referindo igualmente o aumento das reservas oficiais do país – em moeda estrangeira, necessárias para a importação de bens e matéria-prima – em cerca de 92 milhões de euros.
O CPM concluiu que há um “bom desempenho da balança corrente” e um “crescimento significativo dos desembolsos da dívida pública externa”, o que “determinou a expansão da oferta monetária nos primeiros dez meses do ano”.
Esta conjuntura permitiu o aumento do ‘stock’ do crédito ao setor privado em 1,8% e de redução da taxa média de juros aplicada nas operações de empréstimos na ordem dos 0,61%.