Cabo Verde: Bancada do PAICV propõe pacto em defesa dos interesses de São Vicente

A bancada do PAICV na Assembleia Municipal (AM) de São Vicente propôs esta quarta-feira, 13 de março, aos eleitos e órgãos locais a constituição de um pacto “em defesa dos superiores interesses” da ilha.

Ao apresentar uma declaração política na abertura da 8.ª sessão da 7.ª legislatura da AM, o líder da bancada do maior partido da oposição, Baltazar Ramos, considerou que chegou a altura de todos os eleitos municipais “unirem esforços” em torno daquilo que é “essencial” para São Vicente e o seu futuro.

De acordo com o dirigente, prevalece na ilha o sentimento de “perda de relevância” de São Vicente no todo nacional, que decorre, conforme avançou, das “injustas estratégias” que “não valorizam adequadamente” a ilha e da “injusta afetação ou distribuição” dos diversos tipos de recursos nacionais.

Foi dito ainda que os riscos que a ilha enfrenta “são enormes” e “ameaçam ofuscar tradições brilhantes” em domínios como a cultura, o ensino, os transportes, a indústria e o comércio, resultantes de “políticas centralizadoras” na localização dos órgãos de decisão e da afetação dos recursos nacionais.

Baltazar Ramos enumerou dez ideias de investimentos/ações, como a projeção e construção de “adequadas instalações” para um campus Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), a construção da Escola do Mar para servir o país e a região africana, o equipamento do aeroporto Cesária Évora para que possa receber voos noturnos, e ainda a extensão da pista, entre outros.

Durante a abertura da sessão, tanto o MpD, que suporta a câmara, como a UCID proferiram também declarações políticas, com esta segunda força política a dar conta da preocupação com a situação social da ilha, confrontada com uma “alta taxa de desemprego jovem”, pelo que a líder da bancada da UCID, Isidora Rodrigues, pediu “correção das políticas” para garantir “melhores condições de vida” às populações.

Deixe uma resposta




Artigos relacionados

Revista de Imprensa Lusófona de 20 de janeiro de 2023

Revista de Imprensa Lusófona de 20 de janeiro de 2023

Em Cabo Verde o “Expresso das Ilhas” refere que “Cabo Verde e Portugal assinam acordo para conversão de dívida em…
Brasil: Minas Gerais apresenta novos comandantes das Forças Militares de Segurança

Brasil: Minas Gerais apresenta novos comandantes das Forças Militares de Segurança

O Governo do Estado de Minas Gerais, no Brasil, apresentou os nomes dos novos comandantes das Forças Militares de Segurança…
Brasil decide deixar o “Consenso de Genebra” e aliar-se ao “Compromisso de Santiago”

Brasil decide deixar o “Consenso de Genebra” e aliar-se ao “Compromisso de Santiago”

O Governo brasileiro decidiu atualizar o posicionamento do país em fóruns e mecanismos internacionais que tratam da pauta das mulheres,…
Rússia e China realizam exercícios navais conjuntos em fevereiro

Rússia e China realizam exercícios navais conjuntos em fevereiro

A Rússia e a China vão realizar exercícios navais conjuntos na costa índica da África do Sul.  A informação foi avançada por…