Cabo Verde

Cabo Verde: BCV diz que 2020 registou a “pior performance” económica

Banco de Cabo Verde (BCV)
Banco de Cabo Verde

O Banco de Cabo Verde (BCV) divulgou que a economia nacional teve no ano passado a “pior performance” da história recente, provocada pela pandemia da Covid-19. Isto porque o Produto Interno Bruto (PIB) registou uma descida de 15% nos primeiros três trimestres de 2020.

Os dados foram revelados através de um comunicado final, divulgado na reunião ordinária de fevereiro do Comité de Política Monetária do BCV, que propôs ao Conselho de Administração do banco central a “manutenção da atual orientação da política monetária”.

“Refletindo os impactos das medidas de contenção da propagação da Covid-19, a economia de Cabo Verde terá registado a pior performance da sua história recente”, pode ler-se então no documento assinado pelo novo governador da instituição, Óscar Santos, ex-edil da Praia que tomou posse desta função em janeiro.

Do lado da procura, o desempenho “foi determinado pelos contributos negativos das exportações líquidas e das despesas de consumo final”.

No entanto, no final de 2020 houve uma ligeira melhoria. “Para o quarto trimestre, os indicadores de tendência da atividade económica disponíveis indiciam uma modesta recuperação da procura agregada face ao terceiro trimestre”, lê-se ainda.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo