Cabo Verde

Cabo Verde cancela eventos culturais de dimensão internacional para travar coronavírus

Ulisses Correia e Silva

O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, anunciou numa conferência de imprensa realizada nesta terça-feira, 10 de março, que os eventos culturais de dimensão internacional vão ser cancelados em Cabo Verde até 30 de junho. 

“Os eventos culturais de dimensão internacional vão ser cancelados até ao dia 30 de junho. A medida estará sujeita a avaliação periódica”, afirmou à margem da apresentação do Plano Nacional de Contingência para a prevenção e controlo do Covid-19, decorrida na Praia. 

Na página oficial do Governo cabo-verdiano no Facebook pode ler-se um comunicado onde é dito que a nova medida se aplica a eventos internacionais realizados em Cabo Verde que reúnam número elevado de participantes vindos de países assinalados com a epidemia do COVID 19” e que, por isso, “devem ser cancelados até 30 de junho”. 

A decisão está sujeita a validação regular da situação da epidemia. Ainda não foram mencionados os nomes dos eventos em questão, sabendo-se apenas que aqueles que são culturais de dimensão internacional e que se encontram mais próximos da data tratam-se dKriol Jazz Festival e do Atlântico Music Expo. Ambos estão previstos acontecer, como sempre, no início de abril. 

O primeiro-ministro aproveitou igualmente a ocasião para alertar à responsabilidade de todos na luta contra o surto do coronavírus, de forma a que o arquipélago possa “evitar determinadas propagações e pânico”. 

O governante recordou que o Executivo já mobilizou cerca de 77 milhões de escudos (698.318 euros) para fazer face a despesas emergentes, tendo já recrutado cerca de 100 trabalhadores da área da saúde para os portos, aeroportos, espaços de isolamentos e 38 milhões de escudos (344.624 euros) na compra de equipamentos médicos-hospitalares. 

As mortes causadas pelo coronavírus são mais de quatro mil, a nível mundial, encontrando-se infetadas cerca de 114 mil pessoas.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo