O candidato presidencial Carlos Veiga, apoiado pelos partidos MpD e UCID, começou a sua campanha eleitoral para as eleições de 17 de outubro na cidade da Praia, capital de Cabo Verde. Recorde-se que o início legal da campanha foi fixado para esta quinta-feira, 30 de setembro.
Veiga caminhou a partir de Gamboa até ao porto da Praia, onde conversou com os pescadores. Depois dirigiu-se ao interior de Santiago e visitou as sedes de campanha e ouviu as estruturas locais.
O acto público de abertura oficial da campanha decorreu na tarde de quinta-feira, na avenida principal de Vila Nova. O candidato contou com a participação do presidente do MpD, Ulisses Correia e Silva, atual primeiro-ministro do arquipélago.
Já outro dos candidatos mais conhecidos, José Maria Neves, preferiu começar a campanha com um comício na ilha de São Vicente. Essa escolha está enquadrada na proposta de descentralização e desconcentração do político apoiado pelo PAICV.
No entanto, apesar do “constrangimento de transportes”, Neves disse que iria fazer o possível para ir a todos os pontos do país. “A minha perspetiva é de descentralizar e desconcentrar e quero dar o exemplo na campanha e no exercício da função presidencial. Então a campanha será muito descentralizada, muito presente em todas as ilhas do país, em todos os municípios e comunidades, e farei o possível para estar em todos os pontos do país”, disse.