O ex-embaixador de Cabo Verde nos Estados Unidos da América (EUA), Carlos Veiga, afirmou que o resultado das eleições norte-americanas não altera a relação entre os dois países.
Segundo o antigo diplomata, essas relações encontram-se acima de qualquer disputa eleitoral, uma vez que contam com apoio bipartidário no parlamento americano. Isto porque, disse ainda, estão à “mercê da imagem, da seriedade e da confiabilidade que o Estado de Cabo Verde de facto dá no mundo”.
Além disso, referiu igualmente, os EUA contavam com o peso da comunidade cabo-verdiana nas eleições que se realizaram nesta terça-feira, 03 de novembro, tendo como candidatos Donald Trump e Joe Biden. Existe uma pequena comunidade cabo-verdiana nos EUA que, apesar de ser pequena em número, em certos estados já tem alguma expressão e reconhecimento, acrescentou.
“Isso pode fazer a sua diferença. Tem feito, em vários casos, em eleições locais, mas numa eleição tão cerrada pode também fazer a diferença”, declarou.
Carlos Veiga sublinhou que a presença da comunidade cabo-verdiana nos EUA é maior num dos estados mais importantes dos EUA, fator que motiva ainda mais o apoio de ambos os lados.