Cabo Verde: Carlos Veiga diz que eleições nos EUA não prejudicam o país

O ex-embaixador de Cabo Verde nos Estados Unidos da América (EUA), Carlos Veiga, afirmou que o resultado das eleições norte-americanas não altera a relação entre os dois países. 

Segundo o antigo diplomata, essas relações encontram-se acima de qualquer disputa eleitoral, uma vez que contam com apoio bipartidário no parlamento americano. Isto porque, disse ainda, estão à “mercê da imagem, da seriedade e da confiabilidade que o Estado de Cabo Verde de facto dá no mundo”. 

Além disso, referiu igualmente, os EUA contavam com o peso da comunidade cabo-verdiana nas eleições que se realizaram nesta terça-feira, 03 de novembro, tendo como candidatos Donald Trump e Joe Biden. Existe uma pequena comunidade cabo-verdiana nos EUA que, apesar de ser pequena em número, em certos estados já tem alguma expressão e reconhecimento, acrescentou. 

“Isso pode fazer a sua diferença. Tem feito, em vários casos, em eleições locais, mas numa eleição tão cerrada pode também fazer a diferença”, declarou. 

Carlos Veiga sublinhou que a presença da comunidade cabo-verdiana nos EUA é maior num dos estados mais importantes dos EUA, fator que motiva ainda mais o apoio de ambos os lados.

Deixe uma resposta




Artigos relacionados

Teatro da Trindade estreia "Nuvem"

Teatro da Trindade estreia "Nuvem"

O espetáculo “Nuvem”, de Carlos Manuel Rodrigues, vencedor da 4ª Edição do Prémio Miguel Rovisco – Novos Textos Teatrais, estreia…
Cabo Verde: Edil da Câmara da Praia quer Polícia Municipal em 2023

Cabo Verde: Edil da Câmara da Praia quer Polícia Municipal em 2023

O presidente da Câmara Municipal da Praia (CMP), Francisco Carvalho, disse estar “expectante” com a implementação da Polícia Municipal em…
STP: 4 detidos morrem no quartel militar

STP: 4 detidos morrem no quartel militar

Quatro cidadão são-tomense que se encontravam detidos no quartel militar, depois da tentativa de invasão falhada, morreram na passada sexta-feira,…
Angola recebeu auxílio de USD 246 mil do Japão para desminagem

Angola recebeu auxílio de USD 246 mil do Japão para desminagem

O Governo japonês investiu mais de 246.900 dólares em ações de desminagem na província do Cuanza Sul, segundo o Embaixador do…