O projeto de resolução que revoga a decisão do Parlamento cabo-verdiano de autorizar a detenção do deputado Amadeu Oliveira vai ser votado nesta sexta-feira, 11 de fevereiro, refere a “Inforpress”.
A sessão plenária teve início na quarta-feira, dia 09, e houve desentendimento entre os deputados sobre o caso Amadeu Oliveira. O MpD, partido no poder, solicitou a retirada deste ponto da agenda e o PAICV e a UCID, ambas formações políticas da oposição, eram a favor do oposto.
“Nós não estamos aqui a pedir que internamente façamos algo estranho. A revogação é uma coisa normal, é uma coisa que acontece nos parlamentos de forma tranquila. Revoga-se uma lei, uma resolução, uma deliberação, uma coisa corriqueira, normal”, afirmou na ocasião o líder da UCID, António Monteiro.
Recorde-se que o também advogado Amadeu Oliveira, da UCID, foi detido a 18 de julho do ano passado, no Aeroporto Internacional Cesária Évora. A Comissão Permanente da Assembleia Nacional tinha decidido no dia 12 de julho, por unanimidade, autorizar a detenção do político para ser ouvido no caso em que terá auxiliado a saída do país de Arlindo Teixeira, seu cliente detido em prisão domiciliária.