Cabo Verde: Cidadãos cabo-verdianos na Ucrânia apelam ao Governo

A diáspora cabo-verdiana residente na Ucrânia pede apoio ao Governo de Cabo Verde para lidar com a guerra vivida no local, desde a invasão russa ocorrida a 24 de fevereiro. 

De acordo com o ministro das Comunidades, Jorge Santos, o Governo está a estudar a possibilidade de auxiliar através da Embaixada em Bruxelas. “Nós estamos a acompanhar a situação internacional com esta nova realidade da invasão da Ucrânia por parte da Rússia com muita preocupação, porque nós temos cabo-verdianos de origem na Ucrânia, neste momento já identificados”, afirmou nesta quarta-feira, 16 de março, citado pelo “Expresso das Ilhas”. 

“Estamos num processo de ver a possibilidade de ajudar. Já solicitaram inclusivamente esse apoio e, através da nossa Embaixada em Bruxelas, o processo está em curso”, avançou. 

O governante partilhou que está a acompanhar igualmente a situação dos países da Europa mais próximos do conflito no Leste, devido à “grande preocupação” das comunidades cabo-verdianas ali radicadas. 

“Estou a regressar de uma digressão da Holanda, da França, e pude testemunhar o quanto as nossas comunidades estão preocupadas com a situação e que nós todos desejamos que chegue a uma forma racional. Que haja diplomacia, entendimentos e que o acordo de paz seja assinado o quanto antes para travar esta que é uma guerra inesperada, sem justificação e sem qualquer significado”, finalizou.

Deixe uma resposta




Artigos relacionados

STP: 4 detidos morrem no quartel militar

STP: 4 detidos morrem no quartel militar

Quatro cidadão são-tomense que se encontravam detidos no quartel militar, depois da tentativa de invasão falhada, morreram na passada sexta-feira,…
Angola recebeu auxílio de USD 246 mil do Japão para desminagem

Angola recebeu auxílio de USD 246 mil do Japão para desminagem

O Governo japonês investiu mais de 246.900 dólares em ações de desminagem na província do Cuanza Sul, segundo o Embaixador do…
Moçambique: Oficializado ensino via Internet no país

Moçambique: Oficializado ensino via Internet no país

O Parlamento moçambicano oficializou nesta semana o ensino via Internet no país. Assim, estudantes do ensino superior poderão passar a…
Cabo Verde é dos 21 melhores destinos para visitar em 2023

Cabo Verde é dos 21 melhores destinos para visitar em 2023

Cabo Verde encontra-se entre os 21 melhores destinos para se visitar em janeiro de 2023, de acordo com a lista…