Cabo Verde: Cinco projetos para inclusão social recebem 2,5 milhões de euros da UE

A União Europeia (UE) anunciou que vai financiar cinco projetos de organizações da sociedade civil em Cabo Verde, disponibilizando 2,5 milhões de euros para a realização dos mesmos, que visam promover a inclusão das camadas mais vulneráveis da população. 

Segundo um comunicado da delegação da UE na cidade da Praia, tratam-se de apoios ao abrigo do Programa Temático da UE para organizações da sociedade civil e autoridades locais, tendo os projetos beneficiados sido selecionados por um concurso público lançado em abril do ano passado. 

“Este apoio direto a organizações da sociedade civil e parceiros reforça a aposta da União Europeia no desenvolvimento sustentável em Cabo Verde e o reconhecimento do papel que a sociedade civil, particularmente associações comunitárias, desempenham nesta área”declarou a delegação da UE. 

A cerimónia de oficialização da atribuição destes apoios, referentes ao período 2019/2020, decorreu na cidade da Praia, tendo a UE salientado que os cinco projetos “têm por objetivo promover os direitos, participação e inclusão socioeconómica das camadas mais vulneráveis da sociedade”. 

Os apoios a atribuir permitirão desenvolver atividades a favor de crianças com deficiência neurológica, da inclusão socioeconómicas dos jovens reclusos e ex-reclusos, da segurança alimentar, da luta contra as desigualdades sociais e contra a violência baseada no género. 

Estes projetos irão ser desenvolvidos em oito ilhas do arquipélago africano, em “parceria estreita” com entidades locais e nacionais, pelo Instituto Marquês de Valle Flor, Movimento África 70, Cooperazione per Sviluppo Paesi Emergenti, European Partnership for Democracy e Amigos da Natureza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Cabo Verde interessado em consolidar desenvolvimento sustentável com Portugal

Cabo Verde interessado em consolidar desenvolvimento sustentável com Portugal

O primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, partilhou publicamente a vontade de consolidar o processo de desenvolvimento sustentável em Cabo…
Angola considera "excelentes" as relações com Portugal

Angola considera "excelentes" as relações com Portugal

O Ministério das Relações Exteriores de Angola afirma, através de uma nota de imprensa oficial, que as relações comerciais com…
Banco de Moçambique cancela registo de 15 operadores de microcrédito

Banco de Moçambique cancela registo de 15 operadores de microcrédito

O Banco de Moçambique decidiu cancelar o registo de 15 operadores de microcrédito. Estes passam a estar assim proibidos de…
Cabo Verde e Suíça decidem facilitar vistos de curta duração

Cabo Verde e Suíça decidem facilitar vistos de curta duração

Cabo Verde e Suíça acordaram que vão facilitar a emissão de vistos de curta duração, divulgou o Ministério dos Negócios…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin