Cabo Verde combate sobreexploração pelo turismo

O ministro da Cultura e das Indústrias Criativas de Cabo Verde, Abraão Vicente, destacou a importância de todos os cabo-verdianos deverem valorizar e preservar o património material indicado para a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Mencionou ainda que deve ser evitada a sobreexploração do mesmo pelo turismo. 

“A chamada de atenção para a pedagogia, para o ensino e para a partilha não é um trabalho exclusivo dos técnicos do IPC [Instituto do Património Cultural], do Ministério da Cultura ou do Governo, é um trabalho de toda a sociedade cabo-verdiana”, disse. 

As declarações foram feitas por videoconferência a partir da cidade do Mindelo, na ilha de São Vicente. Abraão Vicente falou na abertura do acto de apresentação do Atlas da Lista Indicativa de Cabo Verde na UNESCO, realizada presencialmente na cidade da Praia. 

O arquipélago africano submeteu a sua primeira lista de bens indicados para património mundial da UNESCO em 2004. Cinco anos mais tarde, a Cidade Velha foi classificada como património material. 

Em 2016, o país atualizou a lista, que tem atualmente oito bens materiais, entre os quais as Salinas de Pedra de Lume, o Parque Natural da ilha do Fogo, o Campo de Concentração do Tarrafal, Parque Natural de Cova, Paul e Ribeira da Torre, os centros históricos da Praia, de São Filipe e de Nova Sintra e as áreas protegidas da ilha de Santa Luzia.

One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Moçambique: Desmobilizados mais de 400 ex-combatentes da Renamo

Moçambique: Desmobilizados mais de 400 ex-combatentes da Renamo

A Renamo desmobilizou mais de 400 ex-combatentes, além de ter encerrado uma base no distrito de Montepuez, localizado na província…
Angola: Verbas irregulares causam mal-estar entre partidos

Angola: Verbas irregulares causam mal-estar entre partidos

O Presidente angolano, João Lourenço, estabeleceu através de um decreto as verbas para a campanha eleitoral a usar pelos oito…
Cabo Verde avança com embaixada e consulado em Marrocos

Cabo Verde avança com embaixada e consulado em Marrocos

O Governo cabo-verdiano criou formalmente a embaixada de Cabo Verde em Marrocos, na capital Rabat, e também um consulado em…
Moçambique: MDM acusa Governo de querer inviabilizar ciclo eleitoral

Moçambique: MDM acusa Governo de querer inviabilizar ciclo eleitoral

O Movimento Democrático de Moçambique (MDM) acusa o Governo de tentar “inviabilizar” o próximo ciclo eleitoral. Isto porque a Comissão…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin