“Cabo Verde como país insular tem um desafio maior em relação aos demais países membros da CEDEAO”

O Presidente da Comissão da CEDEAO, Marcel Alain de Souza, terminou esta quarta-feira a visita oficial de três dias a Cabo Verde. Esta visita oficial teve como objetivo principal a promoção de uma participação sustentada de Cabo Verde na CEDEAO, a questão da segurança nos Estados Membros e Mecanismos de uma maior integração económica na União.

Em declarações à imprensa cabo-verdiana, Marcel Alain de Souza manifestou a necessidade de maior uma maior participação dos quadros cabo-verdianos nos diversos órgãos e departamentos da CEDEAO, aumentando assim a representatividade do país naquele organismo. Defendeu ainda a necessidade de acelerar o processo da Tarifa Externa Comum, já instalada em alguns membros da CEDEAO e, tal como se lê em comunicado, frisou que “Cabo Verde como país insular tem um desafio maior em relação aos demais países membros da CEDEAO, e a questão dos transportes é fulcral”.

Depois deste encontro, o Ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades, Luís Filipe Tavares, adiantou que o estabelecimento de uma ligação marítima, no âmbito do SEALINK (projeto de companhia marítima enquadrado como prioritário no Programa Comunitário da CEDEAO) encontra-se numa fase avançada.

Ainda fruto da visita, destaca-se o Núcleo Operacional para a Sociedade de Informação (NOSI) em Cabo Verde, que poderá ser um centro de interesse para os 15 Estados Membros da CEDEAO, na partilha de experiencias, reforço e consolidação democrática.

Com o Presidente da Comissão da CEDEAO estiveram também o Comissário encarregue das Telecomunicações e das Tecnologias da Informação, Isaías Barreto da Rosa e o Comissário para os Recursos Humanos, João Silva Monteiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

STP: MLSTP acredita na vitória nas eleições

STP: MLSTP acredita na vitória nas eleições

O Presidente do Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe/Partido Social Democrata (MLSTP/PSD) Jorge Bom Jesus, acredita numa “vitória”…
STP: Acabou a campanha para as eleições do próximo dia 25

STP: Acabou a campanha para as eleições do próximo dia 25

Terminou esta sexta-feira em São Tomé e Príncipe, a campanha eleitoral para as eleições legislativas, autárquicas e regionais marcada para…
Angola: Remessas dos portugueses no país sobem 37,5%

Angola: Remessas dos portugueses no país sobem 37,5%

As remessas da diáspora portuguesa em Angola aumentaram 37,5% em julho, o que significa 41,3 milhões de euros. Estes são…
Cabo Verde: Dívida pública atingiu 152,5% do PIB

Cabo Verde: Dívida pública atingiu 152,5% do PIB

O Ministério das Finanças de Cabo Verde indica que o ‘stock’ da dívida pública aumentou, até julho, 152,5% do Produto Interno…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin