Cabo Verde

Cabo Verde: Conselho de Ministros aprova investimento de 22 milhões de euros em Santo Antão

Fernando Elísio Freire

O Conselho de Ministros de Cabo Verde aprovou a convenção de estabelecimento entre o Estado e a empresa Aquasun Energia e Água, que prevê um investimento de 22 milhões de euros na área agroindustrial na ilha de Santo Antão.

O anúncio foi feito em conferência de imprensa pelo ministro de Presidência de Conselho de Ministros, Fernando Elísio Freire, nesta quinta-feira, 12 de setembro. Segundo explicou, o projeto é estruturante para o país e para a ilha em questão, pretendendo-se com o mesmo implementar um programa de investimento no setor agroindustrial e agropecuário.

“É um investimento de cerca de 22 milhões de euros [aproximadamente 2,4 milhões de contos] financiados com recursos próprios e alheios que tem a finalidade de criar mais recursos para o desenvolvimento sustentável e participar na otimização do sector agroindustrial”, declarou.

O projeto prevê a construção e a operacionalização de um parque solar híbrido e solar foto voltaico, bem como a construção de infraestruturas elétricas de cablagem de média tensão e de uma central de água dessalinizada, com capacidade de produção de 3.500 metros cúbicos diários de água potável exclusivamente para as áreas de agricultura e pecuária.

Prevê-se também a construção e operacionalização de um centro hidropónico e a construção de operacionalização de um centro agroindustrial, criando assim condições para a prática de agricultura em Santo Antão e aumentado a penetração das energias renováveis, além do aproveitamento das potencialidades em termos de dessalinização da água.

A convenção de estabelecimentos aprovada pelo Governo vai garantir isenções aduaneiras e fiscais à empresa na importação de materiais destinados à construção das referidas infraestruturas, sendo que este projeto permitirá ainda a criação de 100 postos de trabalho de forma direta, de acordo com Elísio Freire.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo