O Conselho Nacional (CN) da Federação das Mulheres do PAICV (FNM-PAI) tem uma reunião marcada para hoje, 09 de novembro, no Palácio da Assembleia Nacional na Cidade da Praia. Com a aproximação do ano de pré-campanha para as autárquicas de 2020, o encontro servirá essencialmente para analisar a atual “conjuntura difícil que se vive em Cabo Verde por causa da governação do MpD”, de acordo com o comunicado divulgado pela organização.
O objetivo é adotar para os próximos tempos uma estratégia de combate político ao partido no Governo, tendo em vista o próximo ciclo eleitoral, que começa com as autárquicas de 2020. Essa estratégia será desenvolvida pelas dirigentes da organização feminina do PAICV, o maior partido da oposição. O CN, considerada o órgão máximo da FNM-PAI nos intervalos dos congressos, tem como líder a deputada Eva Ortet.
“Constam da agenda dos trabalhos a criação de novas estruturas, a nível Nacional e na Diáspora, a aprovação de um novo logotipo da Federação, a socialização da Lei da Paridade com as Conselheiras, bem como a transmissão de algumas orientações de estratégia política, tendo em conta a conjuntura difícil que o país atravessa, neste momento, nas mais diversas vertentes”, pode ler-se no comunicado.
Outro dos propósitos da reunião, cujo encerramento irá estar a cargo da presidente do PAICV, Janira Hopffer Almada, é estudar e aprovar o Relatório 2017/2018 e o Plano de Atividades para 2019. Estarão presentes no encontro cerca de 70 mulheres, entre elas Deputadas da Nação, integrantes do Conselho Nacional do Partido, conselheiras e coordenadoras Sectoriais.