Cabo Verde registou uma descida de 0,8% na produção na construção civil, referente ao segundo trimestre de 2022, quando comparado com o período homólogo de 2021. Há nove meses que o número está em queda, de acordo com os dados que têm sido divulgados pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE).
Segundo os dados do Índice de Produção na Construção Civil (IPCC), no primeiro trimestre foi registado -3,9% e no último trimestre de 2021 era de -8,9%. No terceiro trimestre de 2021 o IPCC já tinha estagnado (0,0%). O último crescimento na produção ocorreu no segundo trimestre de 2021 (+63%), indica o INE.
A diminuição da produção na construção civil no segundo trimestre deste ano foi acompanhada pela diminuição da venda de materiais de eletricidade (-25,8%), materiais de base (-8,5%) e materiais de instalação e canalização sanitária (-3,4%).
“O contributo dos materiais de base foi determinante na variação (negativa) global do índice de produção na construção civil, em decorrência do seu peso na construção civil. Os materiais de pintura foram os que mais contribuíram para atenuar a variação negativa do índice”, declara o INE.