Cabo Verde: Construção civil em queda na produção há quase um ano

Cabo Verde registou uma descida de 0,8% na produção na construção civil, referente ao segundo trimestre de 2022, quando comparado com o período homólogo de 2021. Há nove meses que o número está em queda, de acordo com os dados que têm sido divulgados pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE). 

Segundo os dados do Índice de Produção na Construção Civil (IPCC), no primeiro trimestre foi registado -3,9% e no último trimestre de 2021 era de -8,9%. No terceiro trimestre de 2021 o IPCC já tinha estagnado (0,0%). O último crescimento na produção ocorreu no segundo trimestre de 2021 (+63%), indica o INE. 

A diminuição da produção na construção civil no segundo trimestre deste ano foi acompanhada pela diminuição da venda de materiais de eletricidade (-25,8%), materiais de base (-8,5%) e materiais de instalação e canalização sanitária (-3,4%). 

“O contributo dos materiais de base foi determinante na variação (negativa) global do índice de produção na construção civil, em decorrência do seu peso na construção civil. Os materiais de pintura foram os que mais contribuíram para atenuar a variação negativa do índice”, declara o INE.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

STP: Partido Novo quer criar gabinete para incentivar a emigração

STP: Partido Novo quer criar gabinete para incentivar a emigração

O presidente do Movimento para o Progresso – Partido Novo, Abílio Espírito Santo, tem partilhado a sua experiência como emigrante durante…
STP: MLSTP e ADI terminam campanha com apelos para maioria absoluta

STP: MLSTP e ADI terminam campanha com apelos para maioria absoluta

Os maiores partidos de São Tomé e Príncipe, MLSTP e ADI, encerram a campanha eleitoral nesta sexta-feira, 23 de setembro, fazendo os…
NASA: Com a cabeça na lua

NASA: Com a cabeça na lua

E eis que a Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA) volta a estar nos holofotes da comunicação social. Tudo…
“Conversas Europeias” – Isabel Santos traz Raphael Glucksmann a Portugal

“Conversas Europeias” – Isabel Santos traz Raphael Glucksmann a Portugal

Isabel Santos A eurodeputada Isabel Santos vai organizar em Portugal um conjunto de debates sob o nome “Conversas Europeias”.  Depois…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin