Cabo Verde continua na presidência da rede dos provedores de Justiça da CPLP

Cabo Verde vai continuar na presidência da rede dos provedores de Justiça da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP). A informaçãfoi divulgada pelo provedor de Justiça do arquipélago, José Carlos Delgado. 

Ainda segundo a mesma fonte, o país irá continuar igualmente na presidência de comissões nacionais de direitos humanos e restantes instituições dos direitos humanos da comunidade lusófona. 

Trata-se de uma decisão que resulta da reunião da rede dos provedores de Justiça e Instituições Nacionais de Direitos Humanos da CPLP, realizada através de videoconferência, devido à pandemia da Covid-19. 

O provedor partilhou também que o encontro foi “muito produtivo” e que, enquanto Cabo Verde irá manter-se na presidência da rede em 2021, Portugal irá manter-se no Secretariado Executivo”. 

“Em junho, Cabo Verde deve assinar um protocolo com a provedoria portuguesa, e nessa altura vamos desenvolver, junto do Secretariado Executivo da CPLP, em Lisboa, mecanismos de mobilização de financiamento para atividades da rede, discutir e promover congéneres de cooperação com instituições de investigação e académicas”, disse. 

Recorde-se que, além de Portugal e de Cabo Verde, a CPLP integra ainda Angola, Brasil, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Angola: Cidadãos angolanos fogem da Ucrânia

Angola: Cidadãos angolanos fogem da Ucrânia

A maioria dos angolanos que viviam em Kharkiv, segunda maior cidade da Ucrânia, decidiu abandonar o local no sábado, 26…
Guerra na Ucrânia causa 422 mil refugiados

Guerra na Ucrânia causa 422 mil refugiados

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) partilhou nesta segunda-feira, 28 de fevereiro, que já são mais…
Comunidade ucraniana em Portugal angaria bens para enviar à Ucrânia

Comunidade ucraniana em Portugal angaria bens para enviar à Ucrânia

A comunidade ucraniana de Vila Real, a Norte de Portugal, está a angariar medicamentos, comida enlatada e com muita validade,…
Presidente da Ucrânia apela a soldados russos para saírem do país

Presidente da Ucrânia apela a soldados russos para saírem do país

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, apelou nesta segunda-feira, 28 de fevereiro, aos soldados russos para que deponham as armas e…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin