O primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, preside nesta sexta-feira, 15 de setembro, em Lisboa, a sessão de apresentação da aplicação móvel do Portal Consular de Cabo Verde.
Trata-se de um evento realizado no âmbito do projeto “Transformação digital das missões diplomáticas de Cabo Verde” e que irá decorrer no Centro Cultural Cabo Verde (CCCV).
O Portal Consular de Cabo Verde é a nova plataforma digital de prestação de serviços consulares criada pelo Governo. Está acessível a todos os cidadãos cabo-verdianos e também a estrangeiros com interesses no país africano.
Neste portal é possível aceder em qualquer local e a qualquer momento a vários serviços consulares, como passaporte, Cartão Nacional de Identificação, registo criminal, procurações, certidões do registo civil, apostila, salvo conduto, renovação de cartas de condução, autenticação de documentos, vistos e outros serviços.
Segundo a Embaixada de Cabo Verde em Portugal, os serviços online já representam uma percentagem “muito significativa” no total dos serviços prestados nos postos consulares. No entanto, aposta é fazer crescer ainda mais e ultrapassar a meta de 50% no primeiro semestre de 2024.