Cabo Verde: Correia e Silva pondera extinguir cargo de Olavo Correia

O primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, vai alargar a sua equipa no Governo. No entanto, Olavo Correia poderá ser despromovido do cargo de vice-primeiro-ministro, uma vez que essa função corre o risco de ser extinta. 

Se assim for, esta vai ser a maior novidade no próximo elenco governamental que Correia e Silva está a preparar nestes dias. Recorde-se que o Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, já informou que irá empossar o novo Governo na próxima quinta-feira, 20 de maio, para oficializar os resultados das eleições legislativas, ocorridas a 18 de abril. 

Apesar de haver setores do MpD, partido no poder, que defendem uma mudança profunda no Executivo, fontes avançaram à imprensa cabo-verdiana que Correia e Silva insiste em manter a equipa que com ele cumpriu todo o mandato 2016-2021. Ainda assim, haverá a entrada de algumas caras novas, como Filomena Gonçalves, Lourenço Lopes, Paulo Santos e Pedro Barros, além de alguns reajustes na distribuição das pastas. 

A partir desta sexta-feira, 14, depois de um provável novo encontro com o chefe de Estado para preparar a montagem do próximo Governo, o primeiro-ministro terá então luz verde para começar a formar o Governo que tem esboçado há semanas. 

Caso o atual ministro das Finanças Olavo Correia seja despromovido do cargo de vice-primeiro-ministro, baixará então a ministro do Estado e da Coordenação Económica, deixando as Finanças para Gilberto Barros (candidato a sair) ou Pedro Barros, atual presidente da Pró-Empresa, enquanto secretário de Estado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *



Artigos relacionados

Estreia "Calígula morreu. Eu não" no D. Maria II, uma coprodução que junta Portugal e Espanha

Estreia "Calígula morreu. Eu não" no D. Maria II, uma coprodução que junta Portugal e Espanha

“Calígula morreu. Eu não“, espetáculo com encenação de Marco Paiva e texto da dramaturga espanhola Clàudia Cedó, chega à Sala…
Moçambique: Governo promete igualdade de género

Moçambique: Governo promete igualdade de género

O Governo moçambicano reiterou o compromisso de trabalhar para garantir a igualdade de género no país, em conjunto com todos os intervenientes sociais. O foco, disse,…
Deputado Paulo Porto dedica mensagem à diáspora portuguesa

Deputado Paulo Porto dedica mensagem à diáspora portuguesa

O deputado Paulo Porto, eleito pelo círculo de fora da Europa, gravou uma mensagem para a diáspora portuguesa em virtude…
Timor-Leste sofre subida de denúncias de violência de género

Timor-Leste sofre subida de denúncias de violência de género

Os casos de violência de género reportados à justiça quase duplicaram em Timor-Leste, tendo estas denúncias sido feitas em vários municípios. Isto acontece depois…
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin