Cabo Verde: Correios querem pagamento de pensões via telemóvel

Os Correios de Cabo Verde (CCV) declararam, através de uma nota de imprensa, que querem criar condições para o pagamento de pensões sociais via telemóvel, através de uma aplicação de transferência bancária chamada “Makeba”.

O documento informa que a empresa já fez a parceria com a “Corporação Makeba Inc” e que irá ser assinado um “Acordo de Nível de Serviço” com o Banco Angolano de Investimento de Cabo Verde – BAI Cabo Verde para o devido efeito.

De acordo com a mesma fonte, “Makeba” é “uma solução inovadora eficaz e oportuna para pagamentos, através do telemóvel, sem entrar em contacto com o dinheiro vivo e com as pessoas intervenientes dos processos das referidas transações”.

Os CCV consideram que a aplicação vai garantir a segurança e a saúde dos idosos, uma vez que assim já não serão obrigados a deslocarem-se às agências para receberem as pensões.

Para aceder aos serviços “Makeba”, o pensionista terá de confirmar aos CCV que pretende receber a pensão por esta via, sendo ainda necessário baixar a aplicação no seu telemóvel. Após o registo e a aceitação dos termos e condições de uso, ficará apto para obter as suas pensões e usufruir dos benefícios do Plano Pensionista, válido apenas para os beneficiários da Pensão Social Mínima com mínimo de 60 anos.

O serviço de pagamentos permitirá que os valores transferidos pelo Instituto Nacional de Previdência Social (INPS) fiquem disponíveis nas contas “Makeba” nos telemóveis dos pensionistas para compras e pagamentos. Os levantamentos dos valores das pensões poderão ser efetuados nos balcões dos CCV e nos comerciantes aderentes do serviço “Makeba”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Timor-Leste apoia iniciativa de António Guterres com 50 mil dólares

Timor-Leste apoia iniciativa de António Guterres com 50 mil dólares

Timor-Leste decidiu contribuir com 50 mil dólares norte-americanos (42 mil euros) para a iniciativa do Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas…
Angola: PGR diz que "Portugal é destino seguro de fortunas desviadas" do país

Angola: PGR diz que "Portugal é destino seguro de fortunas desviadas" do país

O Procurador-Geral Adjunto da República de Angola, Mota Liz, declarou numa entrevista que Portugal é um dos principais destinos das fortunas “roubadas” no país…
Cooperação Portugal-Moçambique prevê estímulo após Covid-19

Cooperação Portugal-Moçambique prevê estímulo após Covid-19

O Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Portugal, Francisco André, informou que o Programa Estratégico de Cooperação 2022-2026 com Moçambique vai…
EUA anunciam milhões em financiamento para projetos focados em tecnologia de energia das ondas

EUA anunciam milhões em financiamento para projetos focados em tecnologia de energia das ondas

O Departamento de Energia dos Estados Unidos anunciou que serão dados até 27 milhões de dólares em financiamento federal para…
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin