O ministro das Finanças de Cabo Verde, Olavo Correia, informou que a pandemia da Covid-19 está a colocar “em risco” 150 mil empregos. Segundo o também vice-primeiro-ministro, é então necessária uma “intervenção pública muito forte” do Estado para travar o desemprego “em massa”.
“A taxa de desemprego pode duplicar em Cabo Verde, em consequência do impacto da pandemia da Covid-19. Temos, neste momento, cerca de 206 mil pessoas empregadas. Cerca de 150 mil empregos estão em risco”, declarou.
A taxa de desemprego antes do início da pandemia rondava os 11%. Entretanto, a atual previsão do Governo aponta para 20% até ao final do ano, devido aos efeitos da crise no setor do turismo.
Esse setor garante 25% do Produto Interno Bruto (PIB) do país, sendo economicamente prejudicial o facto de o mesmo estar fechado a voos internacionais desde 19 de março.
A mesma fonte comentou também a proposta de lei do Orçamento Retificativo para 2020. O documento irá a votação final na Assembleia Nacional na próxima semana.
Essa proposta ascende a 75 milhões de contos (680.180 euros), entre despesas e receitas, incluindo endividamento. Tal representa assim um aumento de 2,6% na dotação inscrita no Orçamento ainda em vigor.