A pandemia da Covid-19 fez com que cerca de 20% das empresas cabo-verdianas tivessem de suspender atividade durante o primeiro trimestre de 2020.
Os dados, avançados pelo Instituto Nacional de Estatística, foram obtidos através de um inquérito rápido feito às empresas.
Segundo este estudo, o turismo é o setor mais afetado pelo novo coronavírus. Isto porque 83% dessas entidades tiveram de encerrar temporariamente entre janeiro e março.
“Cerca de 45% das empresas inquiridas responderam que no primeiro trimestre ocorreram factos relevantes, destacando o surgimento do primeiro caso da Covid-19”, pode ler-se.
Também cerca de 68% das entidades inquiridas disseram que houve redução no seu volume de negócios. Tal deveu-se assim à redução ou falta de encomendas/clientes, além das restrições impostas.
Quando questionadas sobre as medidas para enfrentarem a crise, a maioria das empresas indicou o recurso a benefícios concedidos pelo Governo (41,1%). Outras cerca de 14% partilharam que querem diversificar a produção/atividade como forma de combater o problema.