Os preços dos produtos importados aumentaram 1,4% no passado mês de outubro, de acordo com o Instituto Nacional de Estatísticas (INE) de Cabo Verde. Trata-se de um valor superior em 1,1 pontos percentuais (p.p.) quando comparado com o que foi registado em agosto.
Os números constam num comunicado sobre o Índice de Preços do Comércio Externo, que foi divulgado nesta segunda-feira, 21 de novembro.
Já a taxa de variação mensal dos preços dos produtos exportados fixou-se em 0,3% em outubro de 2022, sendo um valor inferior em 0,8 p.p. face ao registado no mês anterior.
Ainda sobre outubro é mencionado que o índice de preços da importação situou-se em 120,4. Foi assim verificada uma subida de 1,4% relativamente ao mês anterior e os índices subjacente e volátil na importação tiveram um acréscimo de 1,6% e de 0,7, respetivamente, face ao registado no mês anterior.
O aumento dos preços ocorreu na categoria de grupo “Bens de Consumo” (3,0%), justificando-se com a subida dos preços de “produtos alimentares primários” (2,7%), na categoria “Bens Intermédios” (2,7%), e com a subida dos preços de “produtos transformados para a construção” (8,7%).
Em termos homólogos, os índices de preço da importação aumentaram 21,1% comparativamente a outubro de 2021.