Cabo Verde deixa cair uso de máscaras em espaços fechados

O primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, anunciou nesta terça-feira, 26 de abril, o fim da obrigatoriedade do uso de máscara em espaços fechados. A decisão foi tomada no âmbito dos “bons resultados produzidos na proteção sanitária” após dois anos de fortes restrições devido à Covid-19. 

No entanto, o uso de máscaras mantém-se nos estabelecimentos e infraestruturas de saúde, públicas e privadas, como hospitais, centros de saúde, farmácias, clínicas e laboratórios, bem como nos centros de dia e lares de idosos, nos estabelecimentos prisionais e nos transportes coletivos de passageiros, terrestres, aéreos e marítimos. 

Segundo o chefe do Governo, o levantamento de restrições deve-se ao sucesso que o arquipélago teve na gestão da pandemia, face a “respostas assertivas, de resiliência e de superação”, enquanto fator de confiança do país. 

Deixa também de ser obrigatória a apresentação do Certificado de Vacinação da Covid-19 ou de resultado negativo de teste para o acesso a atividades culturais, artísticas, recreativas, de lazer, de espetáculos ou eventos de qualquer natureza. 

Correia e Silva realçou, no entanto, que a pandemia persiste com riscos advenientes, razão pela qual considera necessário que todos tomem a terceira dose da vacina contra a Covid-19 para uma maior proteção.

Deixe uma resposta




Artigos relacionados

Moçambique: PRM dá nota positiva ao balanço da quadra festiva

Moçambique: PRM dá nota positiva ao balanço da quadra festiva

Decorreu ontem, 05 de janeiro, em Maputo, a reunião de balanço da quadra festiva, à qual os representantes da Polícia…
Como criar boas palavras-chave

Como criar boas palavras-chave

Todos os dias utilizamos passwords para acesso aos mais variados serviços ou aplicações. Uma password, senha, palavra-chave ou passe serve…
Investigador da Universidade de Coimbra descobre fóssil de nova espécie de conífera

Investigador da Universidade de Coimbra descobre fóssil de nova espécie de conífera

Um investigador do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade…
Ucrânia e Rússia acusam-se de ataques durante o cessar-fogo

Ucrânia e Rússia acusam-se de ataques durante o cessar-fogo

Os ucranianos e os russos denunciaram a ocorrência de ataques depois da entrada em vigor do cessar-fogo de 36 horas…