Cabo Verde: Deputado do PAICV afirma que “grande maioria” dos cabo-verdianos quer sair do país

O deputado do PAICV José Veiga afirmou esta quinta-feira, 29 de novembro, que a “grande maioria” dos cabo-verdianos quer sair do país para fugir à “pobreza extrema”, uma vez que “não há perspetiva num futuro melhor”. As declarações foram feitas no Parlamento, durante o debate do Orçamento do Estado para 2019.

Para José Veiga, a realidade é “tão sufocante” que “uma grande maioria dos cabo-verdianos” se sente retida no próprio país. “Esse orçamento ainda não convida os cabo-verdianos a ficarem”, afirmou, acrescentando que o mesmo “não traz propostas aos desafios dos cabo-verdianos, porque é mais um orçamento do vamos. Já são quatro orçamentos do vamos”.

O deputado do principal partido da oposição disse ainda esperar que Cabo Verde “nunca mais” venha a ter “um Governo tão insensível e tão propagandista como este do MpD”, e defendeu que o Governo, e principalmente o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, deve “assumir as suas responsabilidades e cumprir a sua missão”. “A realidade é incontornável e, uma coisa é certa, não há campanha propagandística do Governo, orquestrada por profissionais especialistas de comunicações, muitos contratados no exterior a peso de ouro, não há malabarismo numérico, estatístico que possa falsear a verdade e escamotear a realidade em que vivemos”, salientou.

José Veiga partilhou que a “realidade e verdade” consistem no facto de que “milhares de jovens estão sem emprego, desesperados, sem perspetivas do futuro, por falta de capacidade de o Governo dinamizar a economia para absorver a população ativa para receber quadros, para gerar empregos para jovens”, e mencionou também ser “triste e vergonhosa realidade” aquela passada por milhares de estudantes que, segundo afirmou, abandonam ou não entram nas universidades por falta de bolsas de estudo “porque este Governo está a negligenciar a capacitação dos jovens e o futuro de todos os cabo-verdianos”.

“E já ninguém se lembra do compromisso de formar 50 cabo-verdianos nas melhores universidades do mundo”, ajuntou, dizendo ser “lamentável” o facto de que “milhares de famílias cabo-verdianas” estejam a “passar por dificuldades”, sendo indivíduos “abandonados pelo Governo da República”. O deputado referiu que o caso “pode ser visto, tanto na rua de frente, onde tentam ganhar o pão e são escorraçados pela Polícia Municipal, como nas ruas de trás, nos campos, no interior, nos bairros degradados, onde sobrevivem um dia de cada vez perante a insensibilidade humana do Governo de Ulisses Correia e Silva”.

Segundo o membro do PAICV, o Orçamento de Estado para 2019 “ainda não promove a mudança da realidade, não promove a geração de rendimentos, não combate a pobreza e não socorre as famílias. Não combate a precariedade”, considerando que o orçamento apresentado pelo Governo do MpD, é “para alimentar a máquina pública, para satisfazer os caprichos de um Estado despesista, de um governo gastador, que gosta de luxo e dos passeios no exterior que gosta de festivais e conferências internacionais”. “Este Governo tem sido, de facto, uma grande deceção para os cabo-verdianos porque Ulisses Correia prometeu aos cabo-verdianos e não tirou do papel”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Portugal: Universidade de Coimbra aplica IA para detectar sinais precoces de declínio cognitivo

Portugal: Universidade de Coimbra aplica IA para detectar sinais precoces de declínio cognitivo

Uma equipa de investigação da Universidade de Coimbra desenvolveu um estudo inovador que revela como algumas doenças crónicas, associadas ao…
Timor-Leste: Parlamento viabiliza Supremo Tribunal de Justiça

Timor-Leste: Parlamento viabiliza Supremo Tribunal de Justiça

O Parlamento Nacional aprovou, na última quarta-feira, em votação final global, a proposta de alteração à Lei da Organização Judiciária.…
Cabo Verde:  Governo aposta na revitalização rural com novos projetos em Santiago

Cabo Verde: Governo aposta na revitalização rural com novos projetos em Santiago

As localidades de Achada Leite, no concelho de Santa Catarina, e Buguenti, em São Lourenço dos Órgãos, receberam na passada…
Moçambique: Deputados apoiam vítimas do ciclone Jude em Nampula 

Moçambique: Deputados apoiam vítimas do ciclone Jude em Nampula 

Os deputados da Assembleia da República de Moçambique doaram, esta quarta-feira, ao Conselho Executivo Provincial de Nampula, mais de 40…