Cabo Verde

Cabo Verde desce seis lugares no ranking ‘Doing Business’

O relatório do Banco Mundial sobre ‘Doing Business’ indica que Cabo Verde se encontra na 137.ª posição da lista, tendo caído assim seis lugares em relação ao ranking elaborado no ano passado, altura em que se encontrava na 131.º posição.

O país conseguiu este ano um total de 55 pontos, o que revela que as reformas realizadas pelo Governo cabo-verdiano não foram suficientes para impedirem a descida na classificação. Ainda assim, de acordo com o documento, o arquipélago apresentou melhorias em setores como “Início de Negócio: Cabo Verde tornou mais rápida a criação de novos negócios ao permitir a atribuição de licenças comerciais antes da realização de inspeções”.

Quanto às licenças de construção, este é também um ponto positivo para o país, que investiu “na geo-referenciação” e na “criação de uma base de dados com informações geográficas”. O acesso à eletricidade é outra melhoria, um processo que foi facilitado após a concessionária ter tido permissão “para fazer trabalhos de escavação em benefício dos clientes a um preço reduzido”.

O registo de propriedade é igualmente visto como um aspeto positivo, já que “Cabo Verde tornou mais rápido o registo de propriedade”, segundo o relatório.

Quando comparado com os restantes países que integram a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Cabo Verde é o terceiro mais competitivo da lista, estando Portugal em 39.º lugar, seguido do Brasil, com 124.º. Já Angola é o 177.º, Moçambique o 138.º, Guiné-Bissau o 174.º e Guiné Equatorial o 178.º.

A nível mundial, a lista é liderada pela Nova Zelândia, seguida da Dinamarca. Por sua vez, a Nigéria e o Togo são dois dos países da África subsaariana que mais melhoraram no índice ‘Doing Business’, que menciona que “as economias da África subsaariana continuaram a melhorar os seus ambientes de negócios, com a maior economia da região, a Nigéria, a ganhar um lugar entre os que mais melhoraram, juntamente com o Togo”.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo