O primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, reuniu-se com o Presidente angolano, João Lourenço, nesta segunda-feira, 21 de junho. Assim, o representante cabo-verdiano mencionou o objetivo de retomar a cooperação económica com Angola, principalmente nos transportes aéreos e marítimos.
A informação foi avançada por Correia e Silva aos jornalistas, na ilha do Sal, depois do encontro com João Lourenço, que fez escala no Aeroporto Internacional Amílcar Cabral em viagem para Nova Iorque, nos Estados Unidos da América.
O chefe do Governo de Cabo Verde reconheceu que as relações bilaterais e a implementação dos acordos alcançados entre os dois países foram afetados, na sua execução, pela pandemia da Covid-19. No entanto, realçou que a cooperação económica “tem um campo muito vasto de desenvolvimento”.
“Na sequência da visita que eu fiz em 2018, assinámos um conjunto de protocolos que, infelizmente, pela situação da Covid-19, tem sido difícil de concretizar, mas vamos retomar. Há vontade de ambos os lados, particularmente no setor dos transportes aéreos, para aproveitarmos bem as duas localizações, de Luanda na África do Sul e Central, e de Cabo Verde na África Ocidental, fazendo pontes entre África, a Europa e as Américas”, partilhou.
Ainda de acordo com Correia e Silva, ambos os países podem reforçar as relações económicas, nomeadamente nos transportes.