Cabo Verde

Cabo Verde deverá usar 258 milhões de euros para infraestruturas em 2020

© Pxhere

O Governo cabo-verdiano prevê um investimento público de 28.617 milhões de escudos (258,3 milhões de euros) em infraestruturas para o próximo ano, de forma a promover o investimento privado, reduzir as assimetrias e garantir a melhoria da qualidade de vida no país. Esta quantia corresponde a cerca de 40% do Orçamento do Estado (OE), cuja proposta já deu entrada no Parlamento.

A informação encontra-se no documento relacionado com as Grandes Linhas da proposta do OE para 2020, que prevê ainda um crescimento económico no próximo ano de 4,8 a 5,8% do Produto Interno Bruto (PIB), face a 2019.

“O programa de infraestruturas do governo, alinhado com o PEDS [Programa Estratégico de Desenvolvimento Sustentável] e atendendo às reformas económicas, tem como principal objetivo a criação de condições para promover a dinâmica e o investimento privado, reduzir as assimetrias regionais, bem como garantir a melhoria da qualidade de vida das famílias, sobretudo das mais vulneráveis”, pode ler-se.

Nesta proposta, que ainda será debatida até dezembro na Assembleia Nacional, o Executivo pensa aplicar também 4.221 milhões de escudos (33,1 milhões de euros) em obras de água e saneamento, além de 2.767 milhões de escudos (24,9 milhões de euros) nos transportes e acessibilidades.

Na área da educação, o investimento público no próximo ano indica 1.242 milhões de escudos (11,2 milhões de euros). Já na saúde será de 498 milhões de escudos (4,5 milhões de euros), na segurança e ordem pública 333 milhões de escudos (três milhões de euros) e para as atividades desportivas estão previstos 81 milhões de escudos (731 mil euros) de investimentos.

No total, a proposta do OE para 2020 é de 73 mil milhões de escudos (663 milhões de euros), o que equivale a mais dois mil milhões de escudos (18 milhões de euros) do que o documento ainda em vigor.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo