São dez as ‘startups’ cabo-verdianas que vão participar no famoso evento Web Summit 2022, que começou nesta segunda-feira, 01 de novembro, em Lisboa, capital de Portugal.
A Web Summit é considerada uma das maiores feiras de inovação, tecnologia e empreendedorismo. Com a duração de quatro dias, irá terminar na sexta-feira, 04.
De acordo com o “Expresso das Ilhas”, entre as dez ‘startups’ de Cabo Verde, lideradas por jovens cabo-verdianos, estão a Agritech Lda – com o projeto Agritech, o Banco do Tempo Lda – com o Banco do Tempo, Syntaxy Lda – com o Afrikan coders, Touris Travel Talks Lda – com o TourisTravelTalks, DevGo Lda – com o Projeto EZ2ID: Easy To Identify, CaboVerdeTour Lda – com o CaboVerdeTour, J5 Developer CV – com o projeto Emigrante CV, VALE CV Lda – com o VALE, Cartec, Lda – com o Panha Bentu e a Pratex Lda – com o projeto Pratex.
As dez vêm de cinco ilhas, entre as quais Santiago, São Vicente, Sal, Fogo e Maio. O processo de seleção ocorreu no âmbito da sexta edição do programa GoGlobal, operacionalizado pela Cabo Verde Digital, um programa do Governo gerido pela Pró-Empresa e pela Direção-Geral das Telecomunicações e da Economia Digital.
É a terceira vez que Cabo Verde vai estar como um ‘stand’ a representar o país na Web Summit. O objetivo consiste em promover o ecossistema de inovação cabo-verdiano a nível internacional, através dos projetos das ‘startups’ selecionadas e dos parceiros do programa GoGlobal.