Cabo Verde: Diáspora nos EUA esperançosa com mandato de Biden

A diáspora cabo-verdiana residente nos Estados Unidos da América (EUA) partilhou que estava expectante e atenta à posse da dupla Joe Biden e Kamala Harris para Presidente e Vice-Presidente dos EUA, respetivamente, tendo a mesma decorrido nesta quarta-feira, 20 de janeiro.
De acordo com os emigrantes, o clima é de “grandes esperanças” em Biden e Harris. Isto porque não tiveram a vida facilitada durante o Governo de Donald Trump, que se mostrou várias vezes xenófobo.
Como tal, consideram agora que têm “muito a ganhar” com o novo rumo dos EUA, principalmente porque “Biden prometeu reverter a maioria das políticas anti-imigratórias que Trump implementou durante sua gestão”, disse um dos emigrantes, nascido em Assomada, no concelho de Santa Catarina, interior de Santiago.
“A relação entre Cabo Verde e os EUA, provavelmente, não mudará muito, uma vez que não houve muitos danos causados diretamente. Como Biden é a luz depois do escuro, os cabo-verdianos alimentam a esperança e a possibilidade de progresso que, com Trump estava no seu leito de morte”, observou.
Outra emigrante, igualmente nascida em Assomada, falou também sobre as “mudanças nas políticas da imigração”. “Trump mudou a política de imigração, que afetou, também, o nosso país. Acredito que a administração de Biden/Harris endireitará o relacionamento com os países que foram afetados pelas políticas de imigração de Trump, que foram drasticamente alteradas, com base na religião, nível de educação e criminalidade”, partilhou.
Todos os entrevistados referiram assim que a “eleição de Biden e Kamala beneficia a comunidade cabo-verdiana”. Isto porque, salientaram, a nova administração já sinalizou mudanças que podem impactar, positivamente, os imigrantes cabo-verdianos atuais e os futuros, bem como os americano-cabo-verdianos.