Cabo Verde: Direção Geral do Trabalho regista mais de 13 mil contratos suspensos

A Direção Geral do Trabalho em Cabo Verde registou, até ao dia 17 de abril, cerca de 13.332 pedidos de suspensão do contrato de trabalho, referentes a um total de cerca de 661 empresas. Apesar de a ilha de Santiago liderar no número de empresas, é no Sal que há mais trabalhadores afetados.

Estes dados foram divulgados pelo Governo e representam o impacto que a pandemia da Covid-19 está a ter no mercado de trabalho nacional. Até 17 de abril, data em que terminou a primeira fase do estado de emergência, cerca de 661 empresas já tinham avançado com pedidos de suspensão de trabalho que afetam 13.332 trabalhadores.

Segundo uma nota publicada na página do Ministério da Justiça e Trabalho no Facebook, “a maior parte das empresas é da ilha de Santiago (202), seguida do Sal (185) e São Vicente (177). Depois seguem-se as ilhas da Boavista regista (57), Santo Antão (32), Fogo (5), São Nicolau (2) e Maio (1)”.

Em relação ao número de contratos suspensos, é mencionado que os dados indicam que a maioria é da ilha do Sal, com cerca de 5.123. Muitas das empresas que recorreram a este regime excecional e temporário são do setor do turismo.

O número é cerca do dobro das três ilhas que se seguem, estando Santiago com 2.759, São Vicente com 2.666 e Boavista com 2.289. Já Santo Antão registou cerca de 449 trabalhadores com contratos suspensos, seguido da ilha do Fogo com 31, Maio com dez e São Nicolau com cinco, ainda de acordo com a nota.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Cabo Verde quer esclarecimento dos EUA sobre restringir entrada de cabo-verdianos

Cabo Verde quer esclarecimento dos EUA sobre restringir entrada de cabo-verdianos

O Governo cabo-verdiano vai encetar diligências junto das entidades competentes dos Estados Unidos da América (EUA) para que as mesmas…
UE disponibiliza mais 3,5 mil milhões de euros à Ucrânia

UE disponibiliza mais 3,5 mil milhões de euros à Ucrânia

O Conselho da União Europeia (UE) aprovou nesta segunda-feira, 17 de março, um terceiro pagamento de 3,5 mil milhões de…
EUA ponderam novas restrições de entrada para cidadãos de 43 países

EUA ponderam novas restrições de entrada para cidadãos de 43 países

A administração de Donald Trump está a avaliar um plano para impor restrições de entrada nos Estados Unidos a cidadãos…
Venezuela solidária com Angola por expulsar ex-Presidentes

Venezuela solidária com Angola por expulsar ex-Presidentes

A Venezuela manifestou solidariedade para com as autoridades angolanas após o país africano ter sido acusado de negar ou dificultar…