O encontro contou com a presença do Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves, e da Presidente de Santa Catarina, Jassira Monteiro.
Segundo Jassira, “as mulheres de Santa Catarina devem estar mais perto umas das outras. Nossa capacidade tem de ser reconhecida e devemos colocar as nossas capacidades em cima da mesa, não por ser mulher, porque não queremos piedade e vitimização, queremos ser reconhecidas por mérito próprio”.
O encontro aconteceu na Zona Pedonal, foi organizado pelo grupo informal “Divas do Planalto”, no âmbito das comemorações de Março, Mês da Mulher.
Para Andjú Neves, da comissão organizadora, esse evento tem “como propósito unir, independentemente das ideologias, política, ou religião, mas com a união das filhas de Santa Catarina com o propósito de fazer coisas boas”.
É de enfatizar que, “Divas do Planalto” é um grupo de mulheres santa-catarinenses, residentes na cidade da Praia, que pretende partilhar experiências, com realce para o empoderamento de mulheres de diferentes setores profissionais, no arquipélago e na diáspora.
Já para o Presidente da República, José Maria Neves, “as mulheres e os homens são iguais e devemos trabalhar para promover a igualdade e equidade de género em Cabo Verde”. Pois, “nenhuma conquista é uma dádiva, mas exige luta e esforço” e “as mulheres estão crescendo, afirmando-se cada vez mais nas suas áreas de atuação”, e que “já ganharam muito em termos de direitos e oportunidades”.
Anícia Cabral – Correspondente