Cabo Verde: Dívida pública de Porto Novo ultrapassa 340 mil contos

O município do Porto Novolocalizado na ilha de Santo Antão, tem uma dívida pública que passa os 340 mil contos (três mil euros). Esta é resultado de empréstimos bancários de médio e longo prazos, feitos à banca, acumulados nos últimos 11 anos.

Esses empréstimos, amortizáveis entre nove e 24 anos, possibilitaram a aquisição, por parte do município, de um capital de quase 420 mil contos (3.800 euros). Atualmente, foram pagos mais de 73 mil contos (662 euros). 

O dinheiro tem servido para investimentos municipais, ainda de acordo com a informação avançada. Entre esses investimentos encontra-se o edifício dos Paços do Concelho, cujos empréstimos feitos num total de 130 mil contos (1.178 euros) para a sua construção estarão a ser amortizados nos próximos oito a 12 anos. 

No início de 2020, o capital pago era de 54 mil contos (489 euros). Durante esse ano, apesar da moratória concedida entre abril e dezembro a todos os empréstimos por causa da Covid-19, o município conseguiu amortizar 19 mil contos (17 euros)tendo a dívida municipal ficado fixada em 346 mil contos (3.137 euros) em dezembro. 

A Câmara do Porto Novo vai recorrer, este ano, a um empréstimo de curto prazo de dez mil contos (90 euros), amortizável nos próximos 12 meses, para resolver o défice orçamental. O crédito servirá para cobrir as oscilações da tesouraria previstas para 2021. 

Existe igualmente a dívida do município do Porto Novo, na ordem dos dois mil contos mensais (18 euros)para com a empresa Águas do Porto Novo. Esta tem sido acumulada desde 2008.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Moçambique: Renamo comenta "invenção da Frelimo" sobre Junta Militar

Moçambique: Renamo comenta "invenção da Frelimo" sobre Junta Militar

O secretário-geral da Renamo, André Mangibire, afirmou à “STV” que duvida da existência de um novo líder da Junta Militar…
Timor-Leste: Candidatos presidenciais assinam pacto da unidade nacional

Timor-Leste: Candidatos presidenciais assinam pacto da unidade nacional

A maioria dos candidatos presidenciais assinou nesta segunda-feira, 28 de fevereiro, o pacto da unidade nacional. O objetivo é assegurar a…
Cabo Verde: Brava anuncia formação gratuita em Marketing Digital

Cabo Verde: Brava anuncia formação gratuita em Marketing Digital

Já estão abertas as inscrições para uma formação gratuita em Marketing Digital na ilha da Brava, avança “A Nação”. Esta…
Ucrânia: Presidente assina pedido de adesão à União Europeia

Ucrânia: Presidente assina pedido de adesão à União Europeia

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, assinou nesta segunda-feira, 28 de fevereiro, o pedido formal de adesão à União Europeia…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin