Cabo Verde

Cabo Verde: Dívida pública registou 123,7% do PIB no final de 2019

O boletim da dívida pública de Cabo Verde informa que o valor da mesma correspondia a 242 milhões de contos (2.194.710 euros) no final do quarto trimestre de 2019.

Atualmente, devido à crise financeira provocada pela pandemia da Covid-19, o ministro das Finanças e vice-primeiro-ministro, Olavo Correia e Silva, declarou que o valor da dívida pública vai aumentar e que a quebra do Produto Interno Bruto (PIB) poderá rondar os 5% em 2020.

Ainda assim, esclareceu o Governo numa nota, “registou-se uma diminuição de 1,3 pontos percentuais em relação ao stock/PIB do mesmo período do ano anterior, justificado pela performance do crescimento económico do ano”.

No entanto, realçou, a dívida pública do arquipélago registou um “crescimento absoluto líquido” de 13.346,5 milhões de CVE, o que equivale a “uma variação de 5,8% face ao valor do trimestre homólogo do ano anterior, que se justifica pela combinação dos seguintes pelos fatores: novos recursos mobilizados; variação cambial e as amortizações do ano”.

Quanto ao serviço da dívida pública do Governo, o documento publicado alcançou, no 4.º trimestre de 2019, “o valor de 15.643 milhões de CVE, representando um aumento de 5,6% em relação ao valor do ano anterior no mesmo período”.

O Governo concluiu que essa subida é justificada pelo início do “período de amortização de alguns empréstimos externos, variação cambial e perfil de amortização dos títulos de tesouro” e “os rácios do serviço da dívida estão dentro dos parâmetros de sustentabilidade definidas pelo FMI [Fundo Monetário Internacional] e Banco Mundial”.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo