Cabo Verde: Donativos internacionais desceram 23,3%

Os donativos internacionais que Cabo Verde recebe caíram 23,3% até junho, comparativamente ao mesmo período de 2021. A descida equivale a 4,8 milhões de euros, tendo ficado assim abaixo da previsão governamental.

Estes são dados do Ministério das Finanças do arquipélago africano, compilados pela “Lusa”. O relatório sobre a execução orçamental de janeiro a junho deste ano indica que as transferências em questão incluem ajuda alimentar, donativos diretos e apoios de governos ou de organizações internacionais.

Em seis meses, essas transferências chegaram a 529 milhões de escudos (4,8 milhões de euros), o equivalente a apenas 13,5% do orçamentado pelo Governo como previsão para todo o ano de 2022, que estima receber apoios superiores a 3.982 milhões de escudos (36,1 milhões de euros).

Recorde-se que, apesar de a economia cabo-verdiana ter crescido 7% em 2021, através da retoma da procura turística, o país atravessa uma profunda crise financeira. Houve uma recessão de quase 15% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2020, devido à ausência de turismo causada pela pandemia da Covid-19.

Os donativos e ajuda orçamental estrangeira são principalmente destinados ao apoio de programas de reforço de saúde primária e educação, à criação de emprego, formação profissional, apoio ao setor informal e implementação de programas de reforço do rendimento das famílias, para combater os impactos da Covid-19 no arquipélago.

Deixe uma resposta




Artigos relacionados

Moçambique: Presidente de Quelimane promete pagar 13º mês de 2022

Moçambique: Presidente de Quelimane promete pagar 13º mês de 2022

O Presidente do Município da Cidade de Quelimane, na Província da Zambézia, Manuel de Araújo, prometeu, na tarde de 4…
Timor-Leste: PIB não-petrolífero subiu 3,9% em 2022

Timor-Leste: PIB não-petrolífero subiu 3,9% em 2022

O Produto Interno Bruto (PIB) não-petrolífero de Timor-Leste cresceu 3,9% em 2022, de acordo com os dados provisórios do Ministério das Finanças. …
Brasil: Polícia vai investigar Bolsonaro por crimes durante a pandemia 

Brasil: Polícia vai investigar Bolsonaro por crimes durante a pandemia 

O novo diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Passos, disse que a corporação irá investigar eventuais crimes praticados durante o governo do…
Ucrânia: Economia caiu 30,4% devido ao conflito com a Rússia

Ucrânia: Economia caiu 30,4% devido ao conflito com a Rússia

A economia ucraniana baixou 30,4% em 2022. O motivo deve-se à invasão russa, iniciada a 24 de fevereiro.  Trata-se de uma…