Cabo Verde e Angola têm estudado um novo formato de parceria entre as companhias Transportes Aéreos de Cabo Verde (TACV) e TAAG Linhas Aéreas de Angola. A nova análise feita ao assunto tem em conta a realidade “retração da procura” causada pela pandemia da Covid-19.
A informação foi avançada pelo ministro cabo-verdiano do Turismo e Transportes, Carlos Santos, na cidade da Praia, capital do arquipélago africano. O governante falou numa conferência de imprensa conjunta, onde foi realizado o balanço de dois dias de visita a Cabo Verde do homólogo angolano, Ricardo Viegas D’Abreu.
“Nós estamos a sair de uma pandemia e os Transportes Aéreos de Cabo Verde (TACV) e os Transportes Aéreos Angolanos (TAAG) são empresas duramente fustigadas por esta pandemia e, por isso, houve discussões no sentido de ver as complementaridades que existem neste momento”, esclareceu, citado pelo “Expresso das Ilhas”.
“Agora estamos na parte de operacionalização das ideias discutidas para ver como é que podemos fazer com que uma vantagem da TAAG pode ser utilizada pela TACV. Isto foi o essencial da reunião que aconteceu com as equipas dessas duas companhias áreas”, acrescentou.
Já o ministro dos Transportes de Angola declarou que existe a intenção de restabelecer a ligação da TAAG ao arquipélago ainda no primeiro trimestre de 2022. Ricardo Viegas D’Abreu mencionou também a intenção da construção de um ‘hub’ aéreo em Cabo Verde para complementar com o que já existe em Angola, de maneira a possibilitar mais oportunidades regionais para os países da África Central e Oriental com problemas de conectividade.
“Grande parte da conectividade em África é exercida por países não africanos e pensamos que esta é uma boa oportunidade nessa visão estratégica de complementaridade quer na região ocidental como austral”, concluiu.