Brasil | Cabo Verde

Cabo Verde e Brasil reforçam relações comerciais e de segurança

Representantes de Cabo Verde e do Brasil reuniram-se para aprofundarem os vínculos bilaterais nas áreas da segurança, defesa, comércio e cultura, de acordo com o chanceler brasileiro Ernesto Araújo, que falou à imprensa após um encontro com o ministro cabo-verdiano dos Negócios Estrangeiros, Luís Filipe Tavares, na cidade de Praia.

Luís Filipe Tavares disse ter reafirmado no encontro o interesse de Cabo Verde em aprofundar as relações entre os dois países. “A África é hoje a noiva do mundo. Americanos, russos, chineses, europeus, Brasil também, querem reforçar as relações com esse continente. Cabo Verde quer levar o anel do Brasil para o casamento com a África”, declarou.

Ernesto Araújo reuniu-se ainda com o primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva. Este foi o primeiro país africano que visitou durante a sua viagem iniciada no domingo, 08 de dezembro, pelas nações da África Ocidental, seguindo-se o Senegal, a Nigéria e a Angola.

O objetivo do périplo é implementar acordos nas áreas de segurança, defesa, comércio e investimentos, devendo o chanceler regressar ao Brasil nesta sexta-feira, dia 13. “Estamos semeando iniciativas muito interessantes, identificando oportunidades em aumentar os investimentos, o comércio e o turismo”, partilhou.

Para a mesma fonte, o arquipélago africano pode ser a ponte para o Brasil atingir toda a África em qualquer área de cooperação. “O Brasil está em um bom momento de abertura económica. O papel de Cabo Verde é contribuir para uma nova parceria com a África”, acrescentou.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo